Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Vantagens e desvantagens das dietas flexíveis

Você conhece as dietas flexíveis? Veja o que são e como podem ser feitas.

Voiced by Amazon Polly

Você conhece as dietas flexíveis? Veja o que são e como podem ser feitas.

Quando falamos de dieta, pensamos imediatamente em restrição. Não podemos comer doces, sobremesas, frituras, ou beber refrigerantes, bebidas alcoólicas e, em alguns casos, nem mesmo leite.

Mas a verdade é que nem toda dieta é restritiva. As dietas flexíveis vêm para bater de frente com essa ideia e abrir mais espaço para todo tipo de alimento em nossas dietas.

No entanto, ainda fica uma dúvida: se eu posso comer o que quiser, ainda é possível emagrecer? Encontre a resposta abaixo!

Como funciona uma dieta flexível?

Na teoria, a dieta flexível funciona um pouco como a conhecida dieta dos pontos. Porém, em vez de calcular seu consumo diário apenas de acordo com calorias, ou pontos, você calcula em macronutrientes.

O que são macronutrientes?

Macronutrientes são os nutrientes que garantem o funcionamento básico do nosso corpo. Nos alimentos, eles são encontrados como carboidratos, proteínas e gorduras.

Cada um de nós tem uma necessidade específica de cada macronutriente. Porém, esse número também pode ser diferente de acordo com nossos objetivos.

Por exemplo, a proteína é um macronutriente necessário para aumentar a massa muscular e se manter fortalecido. Por isso, quem quer ganhar peso, a princípio, deve ingerir mais proteínas do que quem quer perder

A dieta flexível tem esse nome porque ela permite que você coma o que quiser, desde que se encaixe nos seus macronutrientes. Pizzas e hambúrgueres têm seu lugar ao lado do frango grelhado e da salada.

Quais são as vantagens das dietas flexíveis?

A maior vantagem da dieta flexível é, claro, a flexibilidade. Ela não tem uma enorme lista do que você pode ou não comer. Se os macronutrientes diários forem consumidos, pode ser qualquer alimento.

Isso significa que você não precisa comer apenas legumes e frango cozido em todas as refeições. Seus pratos podem ser saborosos e diversificados.

Como consequência, você não precisa ficar com fome e evitar comer o que gosta. Do mesmo modo, não precisa planejar todas as suas refeições com antecedência.

O mais importante é que esse tipo de dieta diminui consideravelmente as taxas de desistência. Afinal, o maior motivo para as pessoas desistirem de suas dietas é se sentirem restritas. Você não precisa deixar de comer nada em uma dieta flexível.

Quais são as desvantagens das dietas flexíveis?

Assim como a liberdade de comer o que quiser pode ser um incentivo, também pode ser um impedimento para emagrecer. Muitas pessoas que seguem uma dieta flexível se esquecem dos seus objetivos e param de ligar para a qualidade dos alimentos que consomem.

Outro problema é saber como distribuir seus macronutrientes durante o dia. Quem começa a dieta flexível tende a tentar comer todos os macronutrientes rapidamente. Com isso, acaba tendo um jantar insuficiente e fica com fome.

Por fim, bem como a dieta dos pontos, as dietas flexíveis exigem um controle constante do que se come. Em geral, isso pode deixar algumas pessoas obcecadas, ou mesmo entediadas com a dieta. O que, consequentemente, também aumenta os níveis de desistências.

Como fazer dietas flexíveis darem certo?

O primeiro passo para começar uma dieta do tipo é falar com um nutricionista. O acompanhamento profissional faz toda a diferença no começo de qualquer dieta.

Depois, é preciso focar na qualidade dos alimentos. Mesmo que você possa comer o que quiser, foque-se em alimentos mais nutritivos. Frutas, grãos, cereais, legumes e verduras devem ser a base da sua alimentação.

Para calcular os macronutrientes, você pode usar aplicativos específicos. Procure o que funciona melhor para você e esteja pronto para se planejar.

Por fim, lembre-se de cuidar da sua saúde. Emagrecimento é apenas um fator. Como você se sente? Está bem disposto? Consegue fazer suas atividades diárias? Sente fome ao longo do dia? Isso tudo também faz parte de uma boa dieta.

Quer saber mais sobre dietas e emagrecimento? Venha conferir o blog da Spatz!

Avatar

Equipe Spatz

coronavirus-e-obesidade

Arquivos

Olá! Clique para iniciar o seu atendimento com nossa equipe.

WhatsApp