Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Qual é o melhor processo de emagrecimento para você

Voiced by Amazon Polly

Qual é o melhor programa de emagrecimento para você? A busca pelo sucesso no processo de emagrecimento, não é tarefa fácil! Com a correria do dia a dia, muitas vezes recorrer aos “fast foods” se faz necessário. Além disso, nem sempre é possível ter tempo (e disposição) para criar uma rotina de exercícios.

O pilar de todo e qualquer plano de emagrecimento, é a mudança de hábitos alimentares, com foco em um cardápio equilibrado e saudável. Porém, alguns procedimentos prometem potencializar e motivar a perda de peso.

Antes de tudo, é importante consultar um profissional, para receber o devido acompanhamento. Com base em seus objetivos, histórico e situação de saúde, seu médico lhe passará uma orientação assertiva. Para te ajudar a conhecer melhor os procedimentos auxiliares no emagrecimento, falaremos um pouco sobre cada um.

Cirurgias plásticas

As cirurgias plásticas, como abdominoplastia e lipoaspiração, sempre se tornam opções tentadoras. Afinal, quem não quer dormir e acordar com curvas perfeitas, sem as gorduras indesejadas?

● Abdominoplastia: esse procedimento visa à remoção de gordura abdominal e excesso de flacidez localizada na região. O procedimento pode ser realizado de três formas diferentes. A mini abdominoplastia, quando há pouca quantidade de tecido a ser removido, e nesse caso, não há necessidade de mexer na posição do umbigo. A abdominoplastia tradicional é feita quando há maior quantidade de gordura e tecido a serem retirados, e é preciso reposicionar o umbigo. Já a abdominoplastia em âncora é realizada em pacientes que tiveram uma perda de peso expressiva e de forma rápida. Seu nome se dá em razão da incisão, semelhante ao formato de uma âncora.

● Lipoaspiração: essa é a uma das queridinhas para quem busca emagrecimento através da cirurgia plástica. O procedimento consiste na retirada de gordura localizada de diversas áreas do corpo. Através de pequenas incisões, o médico introduz uma cânula que faz a sucção de gordura nos locais escolhidos.

A questão, é que tanto a abdominoplastia quanto a lipoaspiração, são procedimentos cirúrgicos altamente invasivos e com um pós-operatório dolorido. No caso da abdominoplastia, ainda há a questão da cicatriz, que não é pequena e deixará marcas significativas.

Além disso, ambas só têm resultados realmente satisfatórios para o processo de emagrecimento, quando o paciente já atingiu seu peso ideal.

Cirurgia bariátrica

gastroplastia também conhecida como cirurgia bariátrica e redução de estômago, é indicada para pacientes obesos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o Brasil é o segundo colocado no ranking de procedimentos realizados, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Estão elegíveis a realizar cirurgia para emagrecimento, pessoas com diabetes mellitus Tipo 2 e com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 35. Pacientes com IMC superior a 35, que tenham doenças associadas à obesidade, ou com IMC superior a 40 (considerado obesidade mórbida), também estão aptos a passar pelo procedimento.

A bariátrica consiste basicamente em reduzir o tamanho do estômago. Isso promove emagrecimento e traz benefícios no controle de doenças provenientes do excesso de peso.

Apesar de ser uma alternativa importantíssima no combate à obesidade grave, a bariátrica não deve ser vista como uma solução definitiva. A adaptação ao novo estilo de vida não é fácil. Um simples deslize na alimentação pode acarretar sintomas muito desagradáveis.

Nos primeiros dois anos, após o procedimento, ocorre o maior índice de emagrecimento. Durante esse período, os pacientes se mostram muito motivados, seguindo à risca as orientações do nutricionista. Porém, com o passar do tempo, o emagrecimento já não é mais tão evidente, o apetite vai aumentando e alguns velhos hábitos reaparecem. Com isso, pode haver um reganho de peso significativo, que por vezes, causa frustrações.

Assim como nos casos de cirurgia plástica, citados anteriormente, a bariátrica é um procedimento invasivo, que requer muitos cuidados durante a recuperação.

Tratamentos estéticos

Se você está em busca de auxílio no emagrecimento, já deve ter se deparado com ofertas de tratamentos estéticos milagrosos. Os mais populares são:

● O Manthus – É uma combinação entre ultrassom e micro correntes. O primeiro age quebrando as moléculas de gordura e o segundo estimula os vaso linfáticos, eliminando a gordura. Além de ajudar a emagrecer, o Manthus promete também reduzir a celulite e flacidez.

● Criolipolise – O tratamento é considerado uma lipoaspiração sem cortes.O aparelho utilizado faz uma sucção a vácuo na área aplicada e destrói as células de gordura através de congelamento.

● Mesoterapia (aplicação de enzimas) – Existem duas formas de realizar o método para emagrecimento: aplicação localizada ou intramuscular. Na aplicação localizada, a queima de gordura acontece na área aplicada e é eliminada naturalmente pelo corpo. Já a versão intramuscular, aplicada no glúteo, acelera o metabolismo e potencializa a perda de peso.

Por serem considerados pouco invasivos, muitas pessoas acabam aderindo aos tratamentos estéticos em busca de emagrecimento. A questão é que para cada um deles, existem contra-indicações que devem ser levadas em consideração.

Balão intragástrico

dispositivo é uma esfera de silicone, inserido no estômago através de endoscopia, um procedimento ambulatorial e indolor, com duração de 20 minutos. Sua finalidade é preencher espaço no estômago, promovendo saciedade, com uma quantidade menor de alimentos. Sem cortes e sem necessidade de internações hospitalares.

No Brasil, são comercializados dois tipos: o de volume ajustável pode ser inflado ou desinflado, conforme necessidade. Já o fixo, pode ser inflado uma única vez, não permitindo ajustes no decorrer do tratamento. Na versão ajustável, o balão pode permanecer por até um ano no organismo enquanto o tempo de permanência na versão fixa é de no máximo seis meses.

Por promover uma maior saciedade e dar a sensação de “estômago pesado” é um tratamento altamente eficaz para o emagrecimento. Além disso, involuntariamente, o paciente acaba fazendo uma reeducação alimentar que favorece o índice de manutenção de peso, após o término do tratamento. Agora que você conhece mais sobre alguns procedimentos que podem auxiliar seu emagrecimento, converse com seu médico sobre as possibilidades, ele saberá orientar o mais indicado para seu caso!

Avatar

Equipe Spatz

coronavirus-e-obesidade

Arquivos

Olá! Clique para iniciar o seu atendimento com nossa equipe.

WhatsApp