Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Por que devo cuidar do meu peso?

Voiced by Amazon Polly

Para entendermos um pouco melhor os riscos do excesso de peso e os benefícios do tratamento com balão intragástrico, conversamos com Bruno Martins, coordenador de comunicação da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).​

Canal Spatz: Quais são os principais riscos do excesso de peso (IMC a partir de 27kg/m²)?

Sobed: A obesidade acarreta riscos crescentes à saúde. Quanto maior o sobrepeso, maior a chance de desenvolver hipertensão arterial, diabetes, dores articulares, apneia do sono, e alterações metabólicas como elevação de triglicérides e colesterol.

 

Canal Spatz: Quais as diferenças entre a cirurgia bariátrica e o método de emagrecimento com balão intragástrico?

Sobed: A cirurgia bariátrica é a opção mais eficaz e duradoura para perda de peso, por isso é indicada para pessoas com IMC acima de 35kg/m². A perda de peso é praticamente certa, e na maioria das vezes, seus benefícios são mantidos a longo prazo. Por outro lado, é a terapia mais radical que dispomos atualmente. O balão intragástrico é uma opção intermediária entre a dieta/ mudança dos hábitos de vida e a cirurgia bariátrica. Sua eficácia depende da aderência do paciente às mudanças comportamentais e orientação nutricional. Outra diferença importante é que representa uma medida temporária. O efeito do balão em inibir o apetite persiste enquanto ele permanece implantado. Portanto, é muito importante a reeducação nutricional e a modificação dos hábitos de vida (especialmente as atividades físicas regulares) durante o tratamento com o balão para que o benefício adquirido seja mantido a longo prazo.

 

Canal Spatz: Quais os benefícios do tratamento com balão?

Sobed: O balão intragástrico auxilia na perda de peso devido seu mecanismo restritivo. Ele simula um estômago cheio e “engana” o cérebro, inibindo o apetite e a ingesta alimentar. A pessoa come menos e com isso perde peso.
A perda de peso permite melhor controle e, em alguns casos, até a resolução das comorbidades como hipertensão, diabetes, apneia do sono, etc. Além disso, a pessoa passa a se sentir mais disposta para iniciar as atividades físicas, que vão contribuir ainda mais com a perda de peso. É um “ciclo vicioso do bem”.

 

Canal Spatz: Quais as diferenças entre o balão tradicional, não ajustável e com permanência de 6 meses e o balão ajustável com um ano de permanência?

Sobed: O balão ajustável pode ser implantado com um volume inicial um pouco menor do que o balão tradicional, o que acarreta menos sintomas, que são comuns na fase inicial do balão (náuseas, vômitos e cólicas). Se houver necessidade, podemos ajustar o volume deste balão após alguns meses, nos pacientes que atingiram um platô de perda de peso e ainda não tiveram a perda de peso esperada. Da mesma forma, podemos reduzir seu volume nos casos de intolerância com o balão. A permanência mais prolongada (1 ano) e a chance de reajustar seu volume, conferiram maior perda de peso ao término do tratamento do que os balões tradicionais, ao menos nos estudos iniciais.

 

O Balão Intragástrico Spatz é o único do mercado que é ajustável e tem um ano de permanência no estômago.

Avatar

Equipe Spatz

coronavirus-e-obesidade

Add comment

Arquivos

Olá! Clique para iniciar o seu atendimento com nossa equipe.

WhatsApp