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Os 5 melhores exercícios para perder barriga

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Você malha, pratica atividade aeróbica regularmente, mas não consegue se livrar daquela barriguinha insistente. Essa é a realidade enfrentada por muitas pessoas. Perder a gordura localizada é sem dúvida o maior desafio para quem está em busca de curvas perfeitas.

Mas será que existe alguma forma de queimar essa gordura abdominal de maneira mais assertiva? Para te ajudar a perder barriga, preparamos um artigo especial em nosso blog.

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Diferentes tipos de barriga

Antes de falar sobre os exercícios para perder barriga, é importante saber que existem diferentes tipos de barrigas. São diversos fatores que contribuem para o aparecimento da barriga e para cada tipo, existem diferentes formas eliminá-la.  

  • Barriga de má-digestão

Sabe aquela sensação de barriga inchada? Isso acontece normalmente com pessoas que tem maus hábitos alimentares ou intolerância a algum tipo de alimento.

Uma dieta baseada em alimentos ricos em açúcares, gorduras e com baixa ingestão de fibras, prejudicam o funcionamento do intestino. Dessa forma, é bem provável que a barriga fique mais inchada, por conta dos gases causados pela má alimentação. Nesse caso, não há exercicios para perder esse tipo de barriga. É importante buscar uma alimentação mais equilibrada. 

  • Diástase (distensão ou ruptura abdominal)

Essa situação ocorre quando há uma separação dos músculos abdominais. É como se a musculatura rasgasse ao meio, fazendo com que a barriga fique saliente.

Normalmente, acontece nos pós-parto, mas também pode acometer homens e idosos que apresentem sobrepeso. Nesses casos, com exercícios respiratórios é possível atenuar a situação. ganhos significativos com exercícios respiratórios.

  • Barriga postural

É muito comum que pessoas que passam boa parte do tempo sentadas, acabem tendo uma postura inadequada. Com isso, acabam projetando a barriga para frente, o que a deixa mais acentuada. Fatores emocionais como depressão e excesso de timidez, por exemplo, podem fazer quem sofre com isso, adotar uma postura diferente daquela considerada normal. 

Fazer alongamentos com regularidade ajuda a melhorar a postura e consequentemente, melhora o aspecto da barriga. 

  • Excesso de gordura abdominal

Essa é uma das situações mais preocupantes. Isso porque segundo os especialistas, esse tipo de gordura é considerada um fator de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Agora que você conheça algumas causas para o surgimento da temida barriga, vamos falar sobre os exercícios para perder barriga. 

1. Exercícios aeróbicos

Engana-se quem pensa que o principal aliado na busca pela barriga sarada, são os famosos abdominais. Muito além deles, os exercícios para perder barriga mais indicados, são os aeróbicos.  Isso porque esse tipo de exercício ajuda a emagrecer, melhora o condicionamento físico e de quebra, ajudam a perder barriga.  Fazer caminhadas, pedalar, nadar: são ótimos exercícios para perder barriga, pois promovem a queima da gordura abdominal.

2. Prancha lateral com torção

Esse é um ótimo exercicio para perder barriga. A atividade isométrica ajuda a fortalecer a região central do nosso corpo, denominada core.

Como fazer: Deitado de bruços apoie os antebraços no chão. Após, estique as pernas e apoie a lateral dos pés, deixando o abdômen levemente torcido. Levante o quadril e mantenha-se na posição por 20 segundos. Após esse período, vire e repita o movimento no outro lado.  Repita o movimento 3 vezes de cada lado.

3. Prancha frontal

Assim como o exercício anterior, a prancha frontal é um exercício isométrico, ótimo para perder barriga.

Como fazer: de bruços, apoie o antebraço e os cotovelos no chão, posicionados na mesma direção que os ombros. As pontas dos pés, devem estar alinhadas no mesmo sentido que os cotovelos. Após ter encontrado a posição correta, contraia o abdômen e mantenha a coluna reta. Segure-se nessa posição por 30 segundos e repita o exercício 3 vezes.

4. Agachamento

Esse exercício, além de ser ótimo para perder barriga, é um dos mais completos. Alem de fortalecer a região abdominal, trabalha as pernas e os glúteos. Para que não haja lesões, é importante executar o movimento de forma correta e com calçados apropriados.

Como fazer: Encontre um ponto a sua frente, e fixe o olhar evitando olhar para baixo.  Empurre os glúteos para trás e mantenha os pés paralelos ao quadril. É importante manter abdômen contraído, isso evita estabiliza a coluna e evita dores na região lombar.  Abaixe-se como se fosse sentar, fazendo com que os joelhos formem um ângulo de 90º e suba novamente. Não deixe que os joelhos ultrapassem a linha dos pés, nem curve a coluna, isso prejudica o movimento e pode tornar o exercício desconfortável.

Para potencializar o exercício, você pode fazer agachamento seguido de salto. Nesse caso, ao invés de subir lentamente, salte sobre os próprios pés, com os braços erguidos para o alto. Faça de 12 a 15 repetições.

5. Abdominal hipopressivo

É um ótimo exercício para fortalecer os músculos da região abdominal e ajudar a perder a barriga. Ele é indicado principalmente para pessoas que apresentam alguma dificuldade em fazer os abdominais tradicionais.  O método é muito utilizado no pós-parto, para fortalecimento do abdômen.

Como fazer: deite-se no chão com as pernas dobradas com e os braços ao esticados ao longo do corpo. Inspire e logo após solte o ar completamente. Depois disso, encolha a barriga o máximo que você puder como se quisesse encostar o umbigo nas costas.  Mantenha essa posição de 10 a 20 segundos. Após essa pausa, volte à respiração normal. Deve-se manter esta contração durante 10 a 20 segundos inicialmente e com o passar do tempo, ir aumentando o tempo aos poucos, permanecendo o maior tempo possível sem respirar. Após a pausa, encha os pulmões de ar e relaxe completamente, voltando à respiração normal. Inicialmente, pratique o durante 20 minutos.

É importante lembrar que nenhuma atividade física deve ser iniciada sem o devido acompanhamento e liberação de seu médico. Após ter passado por avaliação e ter sido liberado, aí sim será hora de colocar o corpo em movimento.

Além disso, não esqueça que nenhum exercício para perder barriga fará milagres! É necessário buscar hábitos alimentares mais saudáveis, para que aliado ao exercício, se chegue ao resultado esperado.

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Equipe Spatz

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