Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Já ouviu falar na dieta dos pontos?

Confira tudo que você precisa saber sobre a dieta dos pontos. Será que ela é indicada para você?

Voiced by Amazon Polly

Confira tudo que você precisa saber sobre a dieta dos pontos. Será que ela é indicada para você?

Dietas novas e criativas surgem diariamente em nossas vidas. Algumas são completamente diferentes de tudo o que já vivenciamos, com alimentos da moda e explicações científicas recém descobertas. Outras, são um olhar repaginado sobre algo que já acontecia anteriormente. Esse é o caso da dieta dos pontos.

Você já deve ter ouvido falar de alguma variação dela: nessa dieta, cada alimento corresponde a uma quantidade de pontos, e você tem uma pontuação diária que pode atingir, mas nunca ficar acima.

Saiba mais sobre a dieta dos pontos abaixo e descubra se ela pode ajudá-lo a emagrecer!

Como funciona a dieta dos pontos?

Para começar a dieta dos pontos, existe um cálculo para saber qual é sua taxa calórica basal, ou seja, quantas calorias você gasta em média por dia. A partir desse cálculo, se calcula quantos pontos você pode consumir diariamente para perder peso.

A maioria das pessoas faz a dieta dos pontos com a ajuda de sites e aplicativos. Como você pode ver, ela depende de muitos cálculos. Mesmo no dia a dia, você precisa calcular quantos pontos está consumindo.

Outro detalhe importante é que não existe apenas uma dieta dos pontos. Ela tem diversas variações e, por isso, você precisa escolher uma para seguir. A dica é procurar uma versão em que os nutrientes de cada alimento também influenciam na pontuação, e não apenas suas calorias.

Quais são as vantagens da dieta dos pontos?

A dieta dos pontos funciona? Assim como qualquer outra dieta, depende de cada indivíduo. Todos temos organismos e vidas totalmente diferentes. Mas, na teoria, ela faz sentido e pode ajudar quem quer emagrecer.

Confira abaixo algumas das vantagens dessa dieta:

Adaptável e flexível

A dieta dos pontos não é aquele tipo de dieta que prescreve um cardápio que qualquer um pode seguir. Ela é adaptável, e cada pessoa escolhe o que vai comer no dia a dia.

Não é restritiva

Um dos maiores problemas das dietas, em geral, é a restrição. Só de saber que não podemos comer algo, já ficamos com vontade de comer. Para algumas pessoas, a restrição pode ser insuportável, e se torna o principal motivo para não fazer dietas.

Na dieta dos pontos, isso não é um problema. Você pode comer o que quiser, se não passar dos seus pontos diários.

Estimula a alimentação saudável

Mesmo que exista mais de uma tabela de pontos, todas têm isso em comum: a pontuação de frutas, legumes e verduras é muito baixa. Ela estimula o consumo de alimentos saudáveis porque você pode comer bastante sem adicionar tantos pontos ao seu dia.

E quais são suas desvantagens?

Como qualquer tipo de dieta, a dieta dos pontos não é recomendada para todo mundo. Veja, a seguir, algumas de suas desvantagens:

Registro diário

Ter que contar pontos diariamente não é fácil. Estar em uma dieta assim significa acordar e ir dormir calculando seus pontos. Para muitas pessoas, isso acaba se tornando uma obsessão. Elas não enxergam mais a comida, o sabor ou os nutrientes, apenas os pontos relacionados a eles.

Foco em calorias

Do mesmo modo, muitas tabelas da dieta dos pontos se focam apenas em calorias. Dessa forma, comer uma maçã ou três biscoitos recheados viram a mesma coisa, porque o consumo calórico é basicamente o mesmo. Porém, é claro, a maçã tem muito mais nutrientes. Quem segue essa dieta precisa ficar atento para não cair nessa armadilha.

Adaptação dos pontos

Por fim, a dieta dos pontos precisa ser adaptada de tempos em tempos. Isso porque, quando emagrecemos, nossa taxa calórica basal muda. Com ela, mudam também os pontos que devemos consumir. Isso é necessário para continuar emagrecendo e, depois de um tempo, para manter seu peso.

A dieta dos pontos não é uma fórmula mágica, e tem defeitos como todas as outras dietas. Se quiser usar esse método, fale com seu médico e mantenha o foco na sua saúde.

Todo processo de emagrecimento é difícil 

Se você está lendo este post, provavelmente já testou alguma outra dieta e não teve sucesso. Emagrecer é um processo desafiador e exige muito foco e força de vontade. Quando estamos acima do peso, comumente já desenvolvemos um relacionamento emocional com a comida e precisamos de maiores incentivos e facilitadores para quebrar o vínculo. Você conhece o balão intragástrico?

O Balão Intragástrico 

O balão consiste em uma bola de silicone que é inserido no estômago do paciente, através de Endoscopia. Após a inserção do balão intragástrico no estômago, ele é inflado de modo que ocupe aproximadamente 50% da cavidade gástrica. Ao ocupar espaço e promover peso no estômago, o balão intragástrico funciona como um auxiliar no processo de reeducação alimentar. Ou seja, ele ajuda o usuário a adquirir novos hábitos de vida para emagrecer com saúde e manter o peso saudável, com os objetivos de melhorar sua qualidade de vida e prevenir doenças. Leia tudo sobre ele aqui >

Atualmente, a colocação do balão intragástrico é considerada uma das formas mais seguras de tratamento para o sobrepeso e obesidade. Descubra se o procedimento é indicado para você. Faça o quiz online.

Avatar

Equipe Spatz

coronavirus-e-obesidade

Arquivos

Olá! Clique para iniciar o seu atendimento com nossa equipe.

WhatsApp