Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Hipnose para emagrecer: funciona mesmo?

Mulher deitada em uma sessão de hipnose
Voiced by Amazon Polly

Como essa técnica pode te ajudar ao longo do processo de emagrecimento.

Dietas, reeducação alimentar, atividade física: tudo em busca da perda de peso! É bem provável que se você está na luta contra a balança, já tenha experimentado todas – ou, pelo menos algumas – dessas opções. Mas, e quando tudo isso parece não estar dando resultados, ao que mais recorrer? 

Existem várias formas de emagrecer. Algumas são cirúrgicas e mais invasivas, como é o caso da bariátrica. Há também opções seguras, indolores e sem cicatrizes como, por exemplo, o uso do balão intragástrico.

Mas, por acaso, você já ouviu falar em hipnose para emagrecer? A hipnoterapia é uma técnica cientificamente reconhecida que visa promover relaxamento, conexão com o inconsciente, alívio de traumas e estímulo de novos hábitos. Ela é utilizada há décadas, em várias frentes de ação, e é uma ótima ferramenta de apoio para diversos tipos de tratamento. 

No caso do processo de emagrecimento, a hipnose é capaz de ajudar no controle de algumas compulsões, como as alimentares. Ela tem a capacidade de proporcionar uma atenuação da ansiedade e também a mudança na compreensão da relação entre a pessoa e a comida.
A hipnose não é uma terapia, mas sim, um método terapêutico de apoio durante esse período. Quando associada a um atendimento médico e psicológico de qualidade, tende a ter seu efeito ainda mais potencializado.

Como funciona a hipnose para emagrecer?

Algumas pessoas acreditam que, ao serem hipnotizadas, terão sua mente e atitudes controladas pelo terapeuta. Isso não é verdade!  O que acontece é que o terapeuta auxilia o indivíduo a acessar seu subconsciente e, através disso, o guia para tomada de decisões. O cliente não fará nada que não concordaria em fazer se estivesse consciente. A hipnose é incapaz de alterar a moral e os valores de uma pessoa.

No caso de hipnose para emagrecer, o objetivo é ajudar o paciente com sugestões relacionadas a hábitos alimentares e à prática de atividade física, por exemplo. Nesse estado hipnótico, é possível criar associações e estimulações diferentes direcionadas a essas ações, deixando tudo mais gratificante, menos estressante e mais prazeroso.

Na prática, caso você não esteja familiarizado com o processo, a hipnose é induzida através de uma “conversa” , onde o paciente acessa um estado de relaxamento profundo, como se estivesse com muito sono. Nesse contexto, de tranquilidade intensa, o hipnólogo consegue agir no seu inconsciente.

Contudo, nem todas as pessoas podem ser hipnotizadas. É preciso que o paciente confie no hipnólogo e esteja genuinamente interessado em se implicar nesse processo. Por isso, procure um profissional qualificado e com formação comprovada. A hipnose para emagrecer deve ser feita com responsabilidade.

Para quem a hipnose para emagrecer é indicada?

Algumas pessoas encontram dificuldade para emagrecer, principalmente por não conseguirem controlar suas compulsões alimentares. São aquelas pessoas que utilizam a alimentação como forma de compensar algum sentimento, seja de alegria, tristeza ou ansiedade. Dessa forma, elas acabam descontando na comida as mais diversas situações emocionais. 

Nesses casos, comer deixa de ser um hábito de necessidade e sobrevivência humana, e passa a ser uma ação essencialmente emocional. A hipnose para emagrecer entra em cena para trazer mais leveza a esse processo, enfraquecendo as relações de impulso e emotivas, e fortalecendo a percepção de bem-estar quando o paciente se implica em atividades mais saudáveis.

No entanto, é importante lembrar que a hipnose é uma ferramenta de auxílio terapêutico e não promove a mudança do quadro sozinha. Por isso, é necessário que as pessoas que escolheram usar a hipnose para emagrecer realmente estejam focadas e dispostas. Se não houver essa predisposição e esse desejo, a hipnose pode não ser tão eficaz.

Como a hipnose ajuda no emagrecimento?

Quando o paciente está sob o efeito de hipnose, a mente aceita de forma mais fácil as sugestões relacionadas ao tema. Isso porque ela age no nível do inconsciente, e não do racional. Sua ação é muito mais profunda. 

No estado hipnótico, o terapeuta é capaz de conduzir a mente de modo que o paciente:

  • reduza a intensidade de suas compulsões; 
  • sinta uma maior saciedade, com menor quantidade de comida; 
  • reduza seu apetite;
  • se sinta menos ansioso; 
  • sinta maior alívio em relação aos seus traumas relacionados ao peso e à comida;
  • diferencie a fome real da fome emocional;
  •  melhore sua disciplina em relação ao processo que envolve o emagrecer.

E funciona mesmo?

No geral, dois fatores se mostram essenciais para conseguir sucesso com o emagrecimento: o foco e a determinação. Ambas características podem ser tratadas e reforçadas com a hipnose, mas também é necessário um empenho intencional do paciente.

Como dito anteriormente, a hipnose para emagrecer, por si só, não é milagrosa. O tratamento deve ser feito em conjunto com outras práticas de mesmo objetivo. É, de fato, importante que haja um acompanhamento profissional e especializado para além do hipnólogo como, por exemplo, com um endocrinologista, um nutricionista, um psicólogo e um gastroenterologista. Essa equipe estará lá para ajudar o paciente a atingir seus objetivos de forma saudável e garantir que não haja impedimentos fisiológicos para isso.

Além disso, também é indispensável que o paciente tenha uma rotina de exercícios físicos e siga uma alimentação menos calórica. É preciso adaptar todo o estilo de vida da pessoa, para que ela consiga atingir e manter o peso desejado.

Qual a relação entre o balão intragástrico e a hipnose para emagrecer?

Se o paciente optou por usar um balão intragástrico: parabéns! Com certeza, ele tem muito desejo de mudar seu estilo de vida e está em busca de mais qualidade nos seus dias. A transformação começa aí.

O balão intragástrico é mais um auxiliar poderoso no processo de emagrecimento. Contudo, é um objeto diferente que o corpo pode estranhar um pouco, a princípio. Como ele muda a rotina do sistema digestório, diminuindo a capacidade de reserva do estômago, pode ser que isso gere alguns incômodos. 

Nesse momento, a hipnose para emagrecer pode ser uma grande aliada! Isso se deve ao fato de que, além de englobar todas as vantagens já citadas acima, ela também pode ajudar o paciente a se sentir mais à vontade com o balão em seu estômago. Através do estado hipnótico, o profissional pode conduzir a mente a ser mais receptiva e aliviar os sintomas de desconforto.

Clique aqui para saber mais sobre o balão intragástrico Spatz³, e entender melhor os benefícios dessa intervenção temporária, ajustável e não invasiva.

Avatar

Equipe Spatz

coronavirus-e-obesidade

Arquivos

Olá! Clique para iniciar o seu atendimento com nossa equipe.

WhatsApp