Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Gastroenterologista: o que ele faz e como pode te ajudar a emagrecer com saúde

Voiced by Amazon Polly

Popularmente conhecido como Gastro, o especialista no aparelho digestivo tem conhecimento profundo e científico para te orientar da melhor maneira durante esse processo.

Quando tomamos a decisão de procurar ajuda médica para emagrecer com saúde, surge a dúvida: que especialista devo consultar? São muitos profissionais da saúde que podem nos apoiar no processo de emagrecimento saudável: endocrinologista, nutricionista, nutrólogo, cirurgiões de diversas áreas, gastroenterologista…

Gas-tro-en-te-ro-lo-gis-ta? Mas o que ele faz? Como pode te ajudar a emagrecer com saúde?

Vem que a gente explica!

A Gastroenterologia é a especialização médica que habilita o profissional que cuida do sistema digestório – ou digestivo.

O sistema digestório é composto por um conjunto de órgãos que, de forma integrada, é responsável pela transformação dos alimentos em energia e nutrição para nosso organismo, por meio de processos químicos e mecânicos.

Logo, o gastroenterologista é o médico responsável por verificar se a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, o intestino delgado, o intestino grosso e o ânus estão trabalhando em harmonia e cumprindo sua missão.

O especialista em gastroenterologia cuida para que esses órgãos funcionem direito, e que nossa alimentação cumpra sua função de nutrir e dar energia para o nosso corpo.

Quando devo procurar um gastroenterologista?

O gastroenterologista é o profissional responsável por lidar com as disfunções e os sintomas relacionados ao aparelho digestivo. Por isso, em caso de irregularidades, como as citadas a seguir, é recomendado que esse médico seja consultado:

  • vômitos
  • enjoos
  • diarréia
  • prisão de ventre
  • refluxo
  • queimação no estômago
  • azia
  • dor abdominal
  • gases
  • inchaço ou distensão abdominal

Ok, mas o que isso tem a ver com emagrecimento?

O médico gastroenterologista é um especialista em todo o processo mecânico e químico que envolve a digestão dos alimentos e, por este motivo, pode orientar e tratar pacientes que tenham transtornos de digestão e alimentação.

Os conhecimentos produzidos pela gastroenterologia são parte fundamental da luta contra a síndrome metabólica, a obesidade e o sobrepeso. Por meio de sua experiência e técnica, e com o auxílio de equipamentos para exames (endoscopia, colonoscopia, ultrassom e tomografia), o médico gastroenterologista pode auxiliar no diagnóstico, prevenção, terapias e tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos para quadros ligados ao excesso de peso.

Várias são as formas possíveis de lidar com essa situação. Existem tratamentos mais invasivos, como no caso da cirurgia bariátrica, e outros mais tranquilos, como, por exemplo, a inserção de um balão intragástrico no estômago para aumentar a sensação de saciedade do paciente. O gastroenterologista é o profissional indicado para avaliar o seu caso, em específico, e recomendar qual o melhor caminho a ser seguido, de acordo com os seus desejos, objetivos e aquilo que lhe trará mais saúde e qualidade de vida.

Entendendo melhor a relação entre o gastroenterologista e o balão intragástrico.

Como citado, um dos tratamentos amplamente indicados por gastroenterologistas para o emagrecimento saudável é o implante do balão intragástrico. Um tratamento não cirúrgico, realizado por endoscopia, em um ambiente ambulatorial, que auxilia o paciente no controle da saciedade.

Este tratamento para emagrecer consiste no implante de um balão de silicone cirúrgico no estômago do paciente, por meio de uma endoscopia (sem cirurgia). Após acomodado no estômago, o balão intragástrico é inflado com um soro, para ocupar espaço e estabelecer um peso no abdômen, provocando uma sensação de saciedade e, consequentemente, diminuindo a sensação de fome do paciente. 

Após o procedimento, o paciente é orientado e acompanhado durante todo o período de recuperação. O gastroenterologista indicará uma reeducação alimentar adequada, para que o cliente passe a comer menos e melhor, e também dará todos os outros encaminhamentos necessários.

É importante destacar que o processo de emagrecimento, quando feito de maneira segura e responsável, com foco na saúde e no bem estar, não é um movimento isolado de apenas um especialista. Muito pelo contrário, a orientação é que esse acompanhamento seja feito por uma equipe multidisciplinar.

Isso porque não adianta apenas inserir o balão intragástrico no estômago. Após a realização do procedimento, é indispensável que haja uma adaptação da rotina do paciente como um todo. Além do gastroenterologista, o ideal é que a pessoa faça um acompanhamento com:

  • um nutricionista: para adequar a alimentação do paciente após antes, durante e após a realização do procedimento de inserção do balão;
  • um psicólogo: que, além de autorizar o balão, também é responsável por acompanhar e ressignificar a relação do paciente com seu próprio corpo, peso e a forma como lida com a comida;
  • um personal trainer: que irá estabelecer e acompanhar a execução de uma rotina de exercícios adequada e alinhada aos objetivos do paciente;
  • dentre outros.

O processo de emagrecimento exige foco, determinação e constância. Se cercar de profissionais qualificados e capacitados para esse objetivo, só potencializa ainda mais os resultados. Além disso, é preciso compreender que, para manter o que foi conquistado, as adaptações terão que continuar mesmo após o fim do tratamento.

E como funciona o tratamento com o balão intragástrico?

O tratamento para emagrecer com o balão intragástrico pode durar até 12 meses ininterruptos com o balão acoplado no estômago do paciente. Após a sua inserção, por meio de uma endoscopia, o balão pode ser adaptado de acordo com as necessidades específicas de cada paciente. Isso é feito através de um mecanismo específico, onde o balão é enchido com soro, ou esvaziado, se adaptando ao contexto. Esse tempo de até um ano de tratamento permite uma real e efetiva mudança de hábitos alimentares, para o emagrecimento saudável.

Se o seu gastroenterologista entender que esse é o melhor caminho a ser seguido no seu caso, ele provavelmente te indicará um balão intragástrico Spatz³, por ser o produto mais confiável e recomendado da categoria.

Onde eu posso encontrar mais informações sobre isso?

Quer entender melhor como o médico gastroenterologista pode te ajudar a emagrecer com saúde ou conhecer todos os benefícios do Spatz³?

É só marcar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas com a gente.

Você também pode acompanhar nossos posts do #CanalSpatz, onde encontrará informação de qualidade a serviço da sua saúde!

Avatar

Equipe Spatz

coronavirus-e-obesidade

Arquivos

Olá! Clique para iniciar o seu atendimento com nossa equipe.

WhatsApp