Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Envelhecer com saúde: conheça o tripé da prevenção

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Um estudo britânico divulgado esta semana revela que a “idade biológica” de uma pessoa pode ser muito mais útil do que sua data de nascimento. Os cientistas do King’s College of London afirmam que encontraram uma maneira de testar se o corpo de um paciente está envelhecendo bem ou mal.

Enquanto essa nova descoberta da medicina não chega por aqui, há algumas atitudes que podemos tomar ao longo da vida para garantir uma velhice saudável.

Foi-se a época em que envelhecimento era sinônimo de doenças e limitações. Se até pouco tempo chegar aos 70 anos era considerado um castigo, hoje ultrapassar esta marca com qualidade de vida é uma grande conquista! Isso graças aos avanços da medicina preventiva e do crescente acesso à informação. Hoje sabemos que para chegar à terceira idade com saúde e disposição é preciso se preparar desde a juventude.

A medicina de hoje privilegia a prevenção, que deve começar cedo. Cuidar do corpo como um todo é sabidamente mais importante do que tratar separadamente cada doença que acomete a pessoa ao longo da vida.

Prevenir-se significa dedicar-se ao tripé da prevenção: realizar checkups periodicamente, manter o peso ideal com atividade física e alimentação equilibrada e exercitar o cérebro.

  1. Checkup

A partir dos 40 anos, tanto homens quanto mulheres devem realizar pelo menos um checkup por ano. Com o objetivo de diagnosticar precocemente doenças crônicas, esses exames permitem que o médico indique tratamentos de controle e recomende mais atenção a determinados hábitos como sono, postura, alimentação etc.

  1. Peso ideal

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo e a má alimentação são as principais causas do sobrepeso e da obesidade da população, revelando-se fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas. Alimentar-se de maneira equilibrada, com uma dieta baseada em produtos integrais derivados de fontes naturais e praticar atividade física moderada por pelo menos 30 minutos ao dia são atitudes que podem ajudar a garantir a qualidade de vida e a longevidade.

E, segundo especialistas, nunca é tarde para começar! Pessoas que estão acima do peso (IMC > 27kg/m²*) podem optar por métodos científicos de emagrecimento como o balão intragástrico para voltarem ao peso ideal com auxílio médico, tornando o processo mais fácil e seguro.

  1. Exercitar o cérebro

Exercitar o cérebro é tão importante quanto praticar atividade física, segundo estudos recentes. De acordo com a OMS a falta de ocupações na terceira idade, principalmente as que estimulam o cérebro, favorece a depressão.

Os exercícios para o cérebro buscam mais conhecimento e novos usos das funções já estabelecidas. Ler, aprender uma nova língua, fazer caminhos diferentes para ir ao trabalho, praticar jogos intelectuais, discutir assuntos que demandam argumentação, escrever, pintar… as possibilidades são infinitas.

 

Para saber mais sobre o tratamento de sobrepeso e obesidade com o Balão Intragástrico Spatz3, consulte seu médico de confiança.

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Equipe Spatz

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