Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Dietas milagrosas: o que você precisa saber sobre elas

Voiced by Amazon Polly

Você certamente já ouviu falar em algumas dietas milagrosas. Mas será que elas realmente funcionam? Descubra.

Dietas milagrosas são um dos temas mais populares na mídia no começo do ano. Você já deve ter ouvido falar em muitas delas. E, provavelmente, também já tentou alguma ao longo da vida.

Algumas pregam que você vai emagrecer se ingerir apenas líquidos por uma semana. Outras, que o segredo para emagrecer é tomar chá de salsinha antes do café da manhã. Outras dietas ainda apostam na eliminação completa de um grupo alimentar, seja ele gorduras ou carboidratos.

Mas se você já tentou uma dessas dietas milagrosas, responda: pode dizer que ela funcionou? Você perdeu peso e não o recuperou novamente? Na maioria dos casos, se não em todos, a resposta é não.

Essas dietas, no entanto, costumam se basear em um conceito bem simples. Elas fazem com que você coma menos, o que deveria significar menos calorias consumidas. Por que, então, não fazem efeito?

Confira abaixo o que você precisa saber sobre dietas milagrosas:

Emagrecer é um processo

Qualquer dieta que prometa um emagrecimento muito rápido pode não cumprir o que promete. Isso porque emagrecer não é algo que acontece com data marcada: você vai perdendo os quilos aos poucos. Comer muito pouco para emagrecer rápido, normalmente, significa voltar a ganhar peso quando a dieta acaba.

Mas o problema é maior do que isso. Para muitos, emagrecer rápido pode fazer mal para a saúde. Uma dieta muito radical pode danificar seu organismo e prejudicar diversas funções.

Todos os corpos são diferentes

Muitas pessoas tentam seguir dietas milagrosas por que funcionou com algum conhecido ou alguma celebridade. Porém, todos os corpos são diferentes, e o processo de emagrecimento também muda de uma pessoa para outra.

Hoje em dia, diversas dessas dietas se baseiam em eliminar grupos alimentares no geral. Você pode conhecer alguém que emagreceu ao parar de comer carboidratos, por exemplo. Isso não significa que você vai emagrecer se parar de comê-los, também. Afinal, seu corpo tem as próprias necessidades nutricionais.

Dietas rápidas não eliminam gordura

Se você faz uma dieta muito rigorosa por alguns dias e vê a diferença na balança, saiba que esses números podem não significar perda de gordura.

É possível que você tenha eliminado líquidos e, por isso, os números se alteraram. Isso é muito comum em dietas que trazem elementos diuréticos para a alimentação. Isso significa que, quando você parar com a dieta, o corpo vai voltar a reter líquidos e o peso vai voltar.

Algumas dietas que diminuem muito o consumo calórico também podem acabar eliminando massa muscular. Afinal, seus músculos precisam de energia para se manterem. A partir do momento em que você não supre as necessidades calóricas do corpo, ele começa a tirar a energia dessa massa muscular. Ou seja, sua perda de peso pode significar que você ficou mais fraco.

Dietas milagrosas causam o efeito sanfona

Engordar e emagrecer, engordar e emagrecer: esse é o famoso efeito sanfona. E é um dos mais famosos efeitos das dietas milagrosas.

Como o emagrecimento não acontece de forma saudável, de acordo com uma alimentação que você consiga manter, engordar novamente depois do período da dieta é quase inevitável. Isso não só pode danificar seu organismo, como também causa um profundo desânimo. Quem sofre com o sobrepeso pode acabar desistindo de emagrecer por causa desse tipo de dieta.

O que fazer em vez de dietas milagrosas?

Perder peso e manter a forma é possível. Mas as dietas milagrosas não são o caminho para chegar lá. É preciso pensar além da perda de peso, e entender que manter sua forma depois da dieta será tão importante quanto.

Então, como emagrecer sem essas dietas? Existem duas regras a serem seguidas:

Mude de estilo de vida

Emagrecer não vai ser o resultado de uma mudança de alguns dias. É preciso repensar sua vida como um todo e, especialmente, sua relação com a comida. Como você se alimenta? Onde você costuma comer? Você come muitos industrializados? Pede muita comida, ou cozinha suas refeições?

Tomar bebidas alcóolicas, fumar, não praticar exercícios, ficar muito tempo sentado, são todos fatores que podem levar ao ganho de peso. Por isso, o emagrecimento precisa ser uma mudança total do estilo de vida.

Fale com seu médico

Como dissemos antes, o processo de emagrecimento varia de uma pessoa para outra. Por isso, a pessoa mais apropriada para indicar uma maneira para você emagrecer é um médico. Fazendo exames, conhecendo seu histórico e sabendo como você reage a cada substância, ele pode indicar um bom caminho para essa jornada.

A Spatz oferece um tratamento com balão intragástrico que pode ajudá-lo a controlar seu apetite e auxiliar na perda de peso. Com um balão ajustável, seu emagrecimento pode ser mais rápido e mais eficiente. Acesse nosso site para saber mais!

Avatar

Equipe Spatz

coronavirus-e-obesidade

Arquivos

Olá! Clique para iniciar o seu atendimento com nossa equipe.

WhatsApp