Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Descubra como a meditação pode te ajudar a emagrecer

Voiced by Amazon Polly

A obesidade e o sobrepeso são consideradas doenças multifatoriais por toda a comunidade médica mundo afora. Por este motivo, emagrecer também se torna uma questão que depende de uma série de fatores: genéticos, pscicológicos, comportamentais, culturais, emocionais… entre outros.

Desta forma, o tratamento para emagrecer com o Balão Intragástrico Spatz3 tem resultados mais satisfatórios quando acompanhado por uma equipe multidisciplinar, que auxilia o paciente a enfrentar as dificuldades de cada um desses fatores de maneira integrada. E um dos mais importantes é o emocional, que pode ter grande apoio de uma técnica milenar chamada MEDITAÇÃO.

Isso mesmo! A meditação pode te ajudar a emagrecer. Estudos recentes comprovam que a prática frequente de meditação auxilia no tratamento para emagrecer.

Mas não espere emagrecer sentada!

A meditação é mais um aliado nessa luta que demanda acompanhamento médico, mudança de hábitos alimentares e prática de exercícios físicos.

De acordo com as últimas pesquisas científicas em todo o mundo, meditar todos os dias pode aumentar o volume do cérebro e ativar áreas muito importantes de controle emocional para melhorar os níveis de ansiedade e até prevenir a depressão, condições de saúde que estão diretamente relacionadas à obesidade e ao sobrepeso.

Mas como?

Uma das maneiras de fazer isso é praticar o mindful eating, ou seja, comer com atenção plena, prestando atenção em cada reação do corpo ao longo do processo de alimentação. Do sentar à mesa ao levantar, reparando nas formas, cores, aromas, texturas, sensações… Ou seja, atentar-se plenamente ao ato de comer, sem distrações.

Dessa forma, a meditação pode mudar a sua relação com a comida, te ajudando a diferenciar a fome verdadeira de outras sensações como a ansiedade e a compulsão. Isto porque prestar atenção na comida nos faz ficar mais atentos às necessidades do nosso corpo. Aprendemos a ouvir melhor os sinais que o próprio corpo nos dá. Comer devagar, em silêncio e longe do celular pode fazer com que você coma menos e se sinta mais satisfeito, porque você mastiga melhor e coloca na boca quantidades pequenas de comida, dando tempo ao seu cérebro para processar a informação de que você comeu.

Outra técnica importante não tem a ver com o ato de comer, mas com o fato de que precisamos parar para absorver os milhões de estímulos que recebemos diariamente e simplesmente respirar!

A meditação minfulness nos ajuda a focar na respiração e no momento presente, reduzindo os níveis de ansiedade. Com isso, é mais fácil se concentrar nas reais necessidades do nosso corpo, aumentando a sensação de saciedade e de felicidade.

Você nunca meditou? Não sabe por onde começar?

O exercício a seguir pode ser um bom começo. Vai te custar apenas 10 minutos do seu dia. Ou melhor, custar não, você vai INVESTIR apenas 10 minutos do seu dia na meditação. Tente por uma semana e observe os resultados!

  1. Escolha uma posição confortável, deitada ou sentada. O importante é manter a coluna reta e relaxar os músculos. Deixe o corpo se estabilizar na posição que você escolher e devagar vá levando a atenção para o seu corpo. Comece a perceber seu corpo no ambiente. Sinta a temperatura da pele, o contato com o chão ou cadeira, possíveis desconfortos ou pontos de tensão. Perceba também os pensamentos que vêm à cabeça ou emoções que eventualmente estejam presentes em você naquele momento.
  2. Gradualmente comece a levar a sua atenção de maneira mais focada para as sensações e movimentos da sua respiração. Movimentos do tórax e do abdome, na inspiração e expiração do ar, na sensação do ar entrando e saindo das narinas… É importante seguir o fluxo natural da sua respiração. Apenas preste mais atenção em cada detalhe da sua respiração. Faça isso por aproximadamente 5 minutos – não precisa marcar o tempo certinho.
  3. Antes de encerrar a sessão de meditação, traga novamente a atenção e a observação para as sensações de todo o seu corpo, incluindo os elementos do ambiente onde você estiver, liberando os seus sentidos para a luz, temperatura, sons e aromas do ambiente. Gradualmente finalize sua prática abrindo os olhos lentamente.
Avatar

Equipe Spatz

coronavirus-e-obesidade

Add comment

Arquivos

Olá! Clique para iniciar o seu atendimento com nossa equipe.

WhatsApp