Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Você sabe o que está comendo? Aprenda a importância de saber ler os rótulos de alimentos industrializados.

Voiced by Amazon Polly

Você sabe ler os rótulos dos alimentos industrializados? Ou melhor, você sabe interpretar as informações dos rótulos daquilo que você compra no supermercado? Afinal, você sabe o que está comendo?

Para quem quer iniciar o tratamento com o balão intragástrico ajustável ou já começou.

A principal preocupação de quem quer emagrecer é a alimentação, claro. Comer com consciência e aprender a funcionalidade de cada alimento para fazer melhores escolhas são os maiores objetivos do usuário (ou portador) do balão intragástrico ajustável.

Entretanto, um dos maiores desafios de quem começa o tratamento com o balão intragástrico ajustável é justamente planejar as refeições. Com a falta de tempo da vida contemporânea, nos acostumamos à praticidade dos produtos industrializados. Ah, o prato pronto! Tirar a embalagem do freezer, aquecer no micro-ondas e servir é bem mais fácil do que selecionar os ingredientes na feira ou mercado, higienizar, picar, combinar, cozinhar, preparar a receita, porcionar, empratar… ufa! Mas a gente quase nunca se preocupa com o que tem dentro daquela embalagem… Termos complicadíssimos, letras miudinhas, cifras, abreviações… A indústria dificulta a leitura dos rótulos.

Preocupado com o crescimento da presença de produtos processados na mesa do brasileiro, o Ministério da Saúde lançou no ano passado a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, cartilha com orientações para uma alimentação saudável, econômica e segura. E uma delas é pontualmente incentivar a população a diminuir o consumo de industrializados. Isto porque eles geralmente possuem altos níveis de gorduras, açúcares, sódio, conservantes, corantes, espessantes, estabilizantes, aromatizantes… Ingredientes que se consumidos diariamente e em excesso podem prejudicar e muito a saúde, além de serem vilões de quem quer emagrecer.

Mas, ignorar a facilidade dos enlatados e congelados é impossível hoje em dia! Portanto, o importante é saber garimpar o que há de bom no supermercado, informando-se melhor sobre o produto. E não há maneira melhor de fazer isso do que ler o rótulo. Vamos lá!

 

Lista de ingredientes

Muita gente não sabe, mas a lista de ingredientes obrigatória nos rótulos de alimentos industrializados tem uma ordem decrescente. O primeiro ingrediente listado é sempre o que tem mais quantidade. Ou seja, se a lista começar por açúcar, começou bem mal, não é?

 

Tabela nutricional

Se você é do tipo que só se preocupa com o número de calorias do produto, saiba que não está sozinho! Mas saiba que a escolha de um alimento não deve se basear somente no seu valor energético (ou calórico). Uma comida pode ser calórica mas conter nutrientes muito importantes, ao mesmo tempo que um produto pode ter baixa caloria mas valor nutricional algum. De acordo com a Anvisa, a tabela de nutrientes deve conter os teores de carboidratos, proteínas, gorduras totais e saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. Essas informações são muito mais importantes do que as calorias. Fique atento!

 

Cuidado com as medidas!

O cálculo do valor calórico e de macronutrientes presentes em um produto industrializado pode ter muitas pegadinhas. As tabelas nutricionais geralmente adotam um valor de referência para a quantidade de calorias que um adulto precisa em um dia, mas alguns organismos têm mais necessidade que outros. O usuário (ou portador) de balão intragástrico ajustável, por exemplo, pode estar submetido a uma dieta de restrição calórica e não deve seguir o mesmo padrão sugerido pelos rótulos.

 

De olho na validade

Além de verificar as informações nutricionais e ingredientes presentes nos rótulos, preste atenção também na validade do produto. É importante não comprar produtos vencidos, mas aqueles com prazos de validade longos demais podem ter adição de conservantes para aumentar seu tempo de vida.

Avatar

Equipe Spatz

coronavirus-e-obesidade

Add comment

Arquivos

Olá! Clique para iniciar o seu atendimento com nossa equipe.

Fale conosco no WhatsApp