Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Um hambúrguer pode ter as mesmas calorias de uma fruta! O que isso significa?

Você sabia que um hambúrguer pode conter a mesma quantidade de calorias de uma fruta? Pois é. Isso mostra o quanto é importante não só contar calorias, mas se atentar à qualidade de cada alimento na hora de escolher o que comer.

Para quem está em tratamento com o Spatz3 Balão Intragástrico, aprender a comparar alimentos é fundamental para o sucesso do emagrecimento.

Perder peso não é uma tarefa fácil. Isto porque não somos ensinados a entender os processos da alimentação como deveríamos. Por muito tempo as dietas se basearam apenas em um dado quantitativo, as calorias de cada alimento, para controlar a ingestão de comida em busca do emagrecimento. Entretanto, a noção de “calorias que ingerimos versus calorias que gastamos” deveria ser considerada, no mínimo, simplista.

Alimentos afetam nossos organismos de maneiras diferentes e passam por caminhos metabólicos diferentes, ou seja, nosso corpo digere e absorve as substâncias de cada alimento de forma diferente. Sabemos hoje que a comida que ingerimos pode afetar diretamente a produção de hormônios que regulam quando e quanto comemos.

Deste modo, os tipos de alimentos que comemos são tão importantes quanto as quantidades de calorias que eles contêm.

Explicamos melhor!

Primeiro, o que é uma caloria?

Caloria é uma medida de energia. Uma caloria é a quantidade de energia necessária para aumentar a temperatura de um grama de água em um grau Célsius.

Nos rótulos dos alimentos e nas dietas, usamos como medida oficial a quilocaloria (kcal). Uma quilocaloria é a energia necessária para aquecer um quilograma de água em um grau Celsius.

O corpo humano precisa de energia para se movimentar, respirar, pensar, contrair o coração, manter os gradientes elétricos nas membranas das células… Precisamos de energia para sobreviver!

No nível molecular, o corpo funciona com um conjunto enormemente complexo de reações químicas. Essas reações químicas requerem energia, que é onde entram as calorias.

Então por que não basta calcular calorias ingeridas e gastas com exercício?

Porque diferentes alimentos podem ter efeitos muito diferentes em nossos corpos e passam por caminhos metabólicos diferentes antes de se tornarem energia. Apenas se focar no conteúdo calórico de alimentos e dispensar os efeitos metabólicos que eles têm é uma forma falha de pensar.

Os macronutrientes, por exemplo, são recebidos pelo corpo de formas diferentes, digeridos de formas diferentes. Proteínas, gorduras e carboidratos têm funções distintas na nossa alimentação.

Sabemos hoje que diferentes proporções de macronutrientes afetam inclusive o controle da saciedade.

Para quem está em tratamento para emagrecer com o Spatz3 Balão Intragástrico é fundamental seguir uma alimentação equilibrada e personalizada, elaborada por um nutricionista ou nutrólogo. Porque para perder peso com saúde e manter o peso ideal depois do término do tratamento, é preciso entrar em um processo de mudança de hábitos alimentares que realmente transformem a sua relação com a comida.

Se você não iniciou o tratamento para perda de peso com o Spatz3 Balão Intragástrico, procure um médico, tire suas dúvidas e descubra se você é um candidato para o procedimento:

Encontre seu médico!

 

Canal Spatz

Add comment

Arquivos