Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Tratamento multidisciplinar visa combater sedentarismo e má alimentação para emagrecimento saudável

  • 68% das mulheres brasileiras nunca praticaram qualquer esporte
  • 24,4% das mulheres brasileiras estão obesas
  • Por que o tratamento multidisciplinar com o balão intragástrico ajustável pode ser um grande aliado das mulheres brasileiras que buscam mais saúde e qualidade de vida?

Este mês, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou mais uma parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2015: o suplemento Práticas de Esporte e Atividade Física, desenvolvido em parceria com o Ministério do Esporte. Um dos resultados mais chocantes apresentados pelo documento diz respeito à Saúde da Mulher, pois revela que 68% das brasileiras jamais praticaram qualquer tipo de esporte na vida, ou seja, quase 70% da população feminina são de sedentárias.

Não é à toa que uma a cada quatro mulheres (24,4%) esteja obesa, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada também pelo IBGE em 2015. Isto porque o sedentarismo e a má alimentação são os principais condicionantes do excesso de peso, que é hoje uma das maiores preocupações de saúde em muitos países. Campanhas internacionais alertam para o caráter emergencial de combate à obesidade, considerada uma epidemia mundial, que acomete mais de 600 milhões de adultos e 41 milhões de crianças menores de cinco anos.

Mas por que o sedentarismo é tão difícil de ser combatido?

Um estudo norte-americano publicado mês passado na revista científica “Cell Metabolism” (Metabolismo Celular, em inglês) conclui que uma disfunção nos receptores de dopamina no cérebro, provocada pelo sobrepeso, pode justificar a dificuldade que pessoas com alguns quilos a mais sentem para praticar atividade física. Então o sobrepeso leva ao sedentarismo e o sedentarismo ao sobrepeso? Isso mesmo. Por este motivo chamamos o fenômeno de “Efeito bola de neve”. Deste modo, tratamentos que visam a reeducação alimentar e a prática regular de atividade física, são o foco da medicina moderna.

De acordo com especialistas, a obesidade é uma doença multifatorial, que além de envolver quesitos genéticos e demográficos, abrange questões comportamentais e psicológicas. Portanto, os tratamentos que mais oferecem resultados para o longo prazo são os que se encarregam de cuidar de cada causa sistematicamente.

Um dos métodos mais indicados por especialistas em sobrepeso e obesidade hoje é o tratamento endoscópico com o balão intragástrico ajustável, que apresenta mais resultados quando é conduzido por uma equipe multidisciplinar composta pelo médico que coordena o tratamento, o psicólogo que trata questões de cunho emocional, o nutricionista que conscientiza e educa sobre a alimentação equilibrada e o educador físico que prepara o paciente para uma prática regular de atividade física.

Considerado um tratamento de baixo risco, por não envolver cirurgia, o balão intragástrico ajustável consiste em uma bola de silicone que pesa e ocupa parte do estômago, gerando uma sensação de saciedade que leva a uma diminuição da ingestão de alimentos, o que faz com que o paciente perca peso rapidamente e sinta mais disposição para praticar exercícios.

Leia mais sobre os diferenciais do balão intragástrico ajustável aqui no #CanalSpatz!

Pergunte para o seu médico de confiança sobre o método de emagrecimento com o Balão Intragástrico Ajustável Spatz3 e mude de vida!

Canal Spatz

Add comment

Arquivos