Website do Distribuidor Oficial Spatz³ – Endoaccess

Será mesmo que o glúten é um vilão?

Já faz algum tempo que o glúten se tornou um dos grandes vilões das dietas e o assunto gera muita confusão, por ser polêmico entre pacientes e profissionais de saúde. Para entender um pouco melhor o assunto, o Canal Spatz conversou com a nutricionista Renata Lemos Usuy (CRN 10 4452), com especialização em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional.

Será que o glúten é o vilão de todas as dietas? O glúten faz mal para todo mundo? Dieta sem glúten emagrece mesmo?

Canal Spatz: O glúten faz mal para todo mundo?

Renata Usuy: Este assunto é polêmico, até mesmo entre os profissionais da saúde, como nutricionistas e médicos. No entanto, até o prezado momento, não há evidências suficientes para justificar que pessoas saudáveis se beneficiem de uma dieta sem glúten.

Canal Spatz: Como o glúten age no nosso corpo?

Renata Usuy: O glúten é uma proteína presente no trigo, aveia, centeio e cevada. Em portadores de Doença Celíaca, provoca uma reação imunológica que leva à inflamação. Em intolerantes ao glúten, ele provoca sintomas como distensão abdominal, flatulência e diarreia por mecanismos ainda não totalmente definidos. Em pessoas saudáveis provavelmente não causa nenhum problema.

Canal Spatz: Existem vantagens em dietas sem glúten?

Renata Usuy: Sim, para aqueles que realmente precisam seguir esse padrão de dieta, como portadores de Doença Celíaca e os com sensibilidade ou intolerância ao glúten. Todavia, é necessária uma avaliação criteriosa de um médico especialista, para investigar doenças e o acompanhamento constante do nutricionista para garantir o equilíbrio da dieta.

Canal Spatz: Pessoas que não são celíacas podem seguir uma alimentação sem glúten para emagrecer?

Renata Usuy: Não existe comprovação cientifica que retirar o glúten da dieta emagreça, já que nenhum componente isolado de quaisquer alimentos induz ao emagrecimento por si só. A perda de peso tem a ver com mudanças no estilo de vida dos indivíduos, com a adoção de uma alimentação equilibrada e hipocalórica, prática de atividade física regular associada a terapias comportamentais e, em alguns casos, uso de terapias farmacológicas e/ou dispositivos, que favorecem o processo de emagrecimento, como a colocação de dispositivo de balão intragástrico (BIG) e cirurgia, que devem necessariamente ser acompanhadas por profissionais habilitados.

Canal Spatz: Por que o glúten é o vilão do momento?

Renata Usuy: Porque a todo instante surgem as famosas “dietas da moda”, divulgadas pela mídia (TV, revistas, etc.) e pontos de venda (comerciantes e fabricantes da indústria alimentícias), que recomendam a adoção de intervenções restritivas, como a retirada dos alimentos que contenham glúten, com a alegação que impactam positivamente na saúde dos indivíduos. No entanto, como mencionado anteriormente, não existem comprovações cientificas. Geralmente são conclusões baseadas em observações empíricas ou em estudos incompletos e inconclusivos, que não justificam tal recomendação.