Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Saiba o que fazer para manter os resultados do tratamento com o Balão Intragástrico Spatz3

Uma das maiores preocupações de quem busca informações sobre o tratamento com balões intragástricos é a manutenção dos resultados.

Após a retirada do balão, voltarei a sentir mais apetite? Meu estômago ficará maior? Ganharei peso após o fim do tratamento? O que fazer para manter os resultados?

Antes de tudo, é preciso esclarecer que o sistema de emagrecimento exclusivo do Spatz3 permite que o balão intragástrico permaneça por até um ano no estômago do paciente, enquanto todas as outras marcas do mercado mundial têm um limite de seis meses. Além disso, o Spatz3 é também o único balão ajustável, o que possibilita o médico aumentar seu volume ao longo do tratamento, quantas vezes for necessário, em um procedimento ambulatório de aproximadamente 15 minutos. Esses diferenciais auxiliam o paciente na mudança de hábitos alimentares e oferece o dobro de tempo para a adaptação completa ao novo estilo de vida. Além disso, segundo artigo publicado no United European Gastroenterology Journal, publicação científica europeia, em 2014, após dois anos da retirada do balão 85% dos pacientes Spatz conseguem manter o peso. Em contrapartida, somente 35% dos pacientes que utilizaram balões de outras marcas conseguem manter o peso após o mesmo período.

Outro esclarecimento muito importante é que o balão intragástrico não modifica a anatomia do estômago, portanto não há possibilidade do órgão crescer, segundo especialistas. O dispositivo apenas ocupa um espaço que já existe.

Manutenção do peso

A decisão pela retirada do balão intragástrico não depende exclusivamente do alcance do peso ideal. O médico também pondera sobre a adaptação do paciente ao novo estilo de vida. Uma meticulosa avaliação conclui se a pessoa tem condições físicas e psicológicas, de modo que não volte a se alimentar mal e levar uma vida sedentária, principais causas do sobrepeso e da obesidade. Por este motivo, é indicado que durante o tratamento o paciente seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar, atitude que pode significar maiores taxas de sucesso na manutenção do peso.

Ao fim dos 12 meses de tratamento com o balão Intragástrico Spatz3, o paciente que teve o apoio de uma equipe multidisciplinar já sabe:

  1. Escolher, preparar e combinar alimentos de modo que suas refeições passem a ser mais nutritivas, com menos “calorias vazias”, gorduras e toxinas, porque contou com a consultoria de um nutricionista;
  2. Controlar seu apetite e lidar com a ansiedade, pois foi acompanhado por um psicólogo para enfrentar os desafios deste período de mudanças;
  3. Por fim, sabe também que é preciso estar sempre em movimento e já tornou a prática de atividades físicas parte de sua rotina, pois teve o auxílio de um educador físico.

Manter o peso ideal nestas condições é simples! Portanto, é fundamental saber que o paciente tem uma parcela de responsabilidade para o sucesso do tratamento e entender que não existem soluções milagrosas para o emagrecimento. É preciso ter foco e disciplina para realizar uma real mudança de hábitos, para alcançar a saúde plena e qualidade de vida.

Para saber mais sobre o tratamento de sobrepeso e obesidade com o Balão Intragástrico Spatz3, consulte seu médico de confiança.

Canal Spatz

Add comment

Arquivos