Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Quanto custa em média uma cirurgia bariátrica?

Quanto custa em média uma cirurgia bariátrica?

Um dos procedimentos mais utilizados no mundo para emagrecimento, a cirurgia bariátrica é bastante difundida no Brasil. Indicada para pessoas com obesidade mórbida, diferente do perfil de pacientes que optam pela colocação do balão intragástrico (IMC entre 27% a 35%), trata-se de conjunto de técnicas de diminuição do estômago para redução de peso. Mas você sabe quanto custa em média uma cirurgia bariátrica?

O preço da cirurgia bariátrica depende do método que o médico achar mais apropriado, mas os custos podem chegar até R$40.000,00. O tempo de internação, da própria cirurgia e o pós-operatório influenciam demais nos valores do custo médio da cirurgia bariátrica.

Em termos gerais, o custo médio de uma cirurgia bariátrica vai depender de diversos fatores. O local onde será feito o procedimento, o médico, afinal cada profissional possui um preço específico, equipe (anestesista, enfermeiro, etc), sem contar os exames que são pedidos antes da cirurgia e os custos pós-operatório.

Segundo a SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – mais de 100 mil cirurgias foram realizadas em 2017. Um crescimento de 47% em relação ao ano de 2012, quando 72 mil procedimentos foram contabilizados no país.

Antes de tomar a decisão é importante que o paciente tenha a noção da real necessidade da cirurgia bariátrica. Recomendada apenas em casos extremos, quanto outras alternativas não surtem mais efeito, a bariátrica traz riscos comuns a qualquer cirurgia.

A cirurgia bariátrica, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, é complexa e apresenta risco de complicação. Antes de realizá-la o paciente precisa estar bem seguro de sua escolha e motivado a enfrentar uma mudança de hábitos. Além das orientações técnicas é imprescindível uma mudança geral. Além de acompanhamento médico, nutricional e psicológico o apoio da família em todas as fases do processo.

Em muitos casos é possível optar por outros procedimentos, como a colocação do balão intragástrico. Como já vimos o custo da colocação do balão (link para o post 6 do blog) é acessível e o procedimento ocorre de forma muito ágil. Um detalhe muito importante e que deve ser levado em conta é o perfil do paciente. As pessoas com sobrepeso, ou seja IMC entre 27% a 35%, não precisam se submeter a cirurgia bariátrica. Nestes casos a colocação do balão intragástrico passa a ser o método recomendado.

Feito através de endoscopia, a colocação do balão ocorre em 20 minutos e o paciente tem alta no mesmo dia. Sem contar que trata-se de um procedimento minimamente invasivo e com acompanhamento multidisciplinar. Outro ponto em favor da colocação do balão intragástrico está no período pós-procedimento. No caso da bariátrica a estrutura intestinal e do estômago são modificadas gerando alguns efeitos colaterais. Os mais comuns são aumento de frequência evacuatória, gases, inchaço na região do abdômen. Enquanto nos pacientes que optam pela colocação do balão intragástrico os efeitos são mais leves e duram menos tempo.

Antes de saber quanto custa uma cirurgia bariátrica é preciso que o paciente esteja realmente focado em mudar seus hábitos para ter melhor qualidade de vida.

Saiba mais sobre o Balão Intragástrico Ajustável clicando aqui!

Canal Spatz

Add comment

Arquivos