Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Psicologia do Emagrecimento: truques para perder peso

truques perder peso

Muitas pessoas buscam métodos de emagrecimento para se livrar dos quilos a mais. A questão é que nem sempre perder peso é uma situação simples. Para algumas pessoas, emagrecer pode ser bem mais difícil.

A situação da obesidade em nosso país é preocupante, pois mais da metade da população está acima do peso ideal. Estudos comprovam cada vez mais frequentemente que existem diversas causas que podem atrapalhar o emagrecimento. Influência genética, maus hábitos alimentares, síndromes metabólicas e fatores emocionais são alguns exemplos que podem prejudicar a perda de peso. 

Calcule aqui seu IMC

É normal que na ansiedade de querer emagrecer, as pessoas procurem por recursos “milagrosos” para promover o emagrecimento. Mas a grande verdade é que para perder peso de forma saudável é preciso ter foco e determinação.

Se você faz parte do time que tem dificuldade em perder peso, separamos alguns truques que podem colaborar com seu processo de emagrecimento saudável.

  1. Saiba o que você está comendo:

Saber de forma mais aprofundada do que é feito o que você está comendo é um dos segredos do emagrecimento. Estar ciente do valor nutricional  do alimento que você consome, fará com que, aos poucos, você consiga selecionar melhor aquilo que vai ingerir. Até porque assim será mais difícil que você cometa erros de julgamento na hora de se alimentar.. Um dos alimentos que sabotam a dieta sem que você se dê conta são as clássicas barrinhas de cereais. Ao contrário do que a maioria pensa, as barrinhas estão longe de ser uma opção de lanche saudável. Os níveis elevado de sódio e açúcar da maioria das marcas disponíveis no mercado fazem com que as barrinhas prejudiquem o emagrecimento. Além desses dois ingredientes, as barrinhas são ricas em aditivos e conservantes que aumentam a sua durabilidade. Ingredientes que podem oferecer riscos à saúde.

  • Tenha uma relação saudável com os alimentos:

Ter hábitos alimentares saudáveis é imprescindível para o sucesso do seu emagrecimento. O erro de muitas pessoas é focar somente em perder peso, não em reeducar sua alimentação. De que adianta emagrecer rápido, mas não conseguir manter o peso depois? Por isso não adianta, no desespero, achar que perder peso é bom, custe o que custar. Os fins não devem justificar os meios. Algumas dietas restritivas fazem com que os nutrientes essenciais ao organismo não sejam absorvidos como deveriam. Assim, é bem provável que deixando de fazer uma reeducação alimentar, você volte a engordar tudo de novo. Por isso é importante ter uma boa relação com os alimentos e reorganizar seus hábitos alimentares.

  • Não desconte fatores emocionais na comida:

A compulsão alimentar é uma situação que atrapalha muito o processo de emagrecimento. Muitas pessoas compensam suas tristezas, alegrias, frustrações e conquistas na comida. É aquele perfil que encontra motivo para sempre comer um pouco mais. O problema é que essas compulsões acabam sendo frequentes e se tornam um ciclo sem fim. Um dia você come uma refeição rica em gordura, porque não teve um dia legal no trabalho. No outro, você ingere mais calorias que o normal, simplesmente por estar feliz em ter conseguindo aquela nota boa nas provas. Ou seja, tudo vira motivo para extravasar durante as refeições. Aquilo que deveria ser esporádico se torna então uma rotina. E aquele seu objetivo em perder peso vai se tornando cada vez mais distante. Se você se identifica com essa situação, é bom saber que em muitos casos um acompanhamento psicológico pode ser essencial para o sucesso da jornada.

  • Não vá ao supermercado se estiver com fome:

Fazer compras quando se está com fome com certeza não é uma boa opção para quem precisa perder peso. Quando estamos de estômago vazio, a probabilidade de comprarmos coisas desnecessárias é muito maior.  A fome faz com que se esteja mais propenso a consumir alimentos com altos índices de glicose. Assim é bem provável que ir as compras com fome faça com que você compre alimentos que atrapalham seu emagrecimento. Esse é um dos truques que pode fazer toda a diferença na hora de perder peso!

  • Os principais fatores do emagrecimento são: reeducação alimentar, atividade física e equilíbrio psicológico.

Um emagrecimento saudável e duradouro só vem com muita dedicação, foco e perseverança. Para você perder peso de forma eficaz, é importante voltar a atenção para o processo de emagrecimento, não somente ao resultado final. Por isso, para perder peso com saúde é necessário reeducar a alimentação, para ter a certeza de estar se alimentando corretamente. A prática da atividade física, junto com uma alimentação equilibrada são os pilares do emagrecimento. Estar psicologicamente equilibrado garantirá que você saiba lidar com os altos e baixos emocionais do processo de emagrecimento. Aliás, é bom saber que nessa jornada nem todos os dias serão de glória. É provável que em e alguns momentos você desanime. Mas saiba que perder peso com saúde não é um processo que acontece de uma hora para outra. É necessário paciência e determinação.

  • Não compare sua perda de peso a de outras pessoas:

Cada organismo é diferente do outro. Um dos maiores erros é ficar comparando seu emagrecimento com o de outras pessoas. Pode ser que algum conhecido tenha conseguido perder peso mais rápido que você. Isso é normal e não quer dizer que você esteja errando. Cada pessoa tem um histórico e o organismo de cada um age de forma particular. Respeite o seu tempo e como seu organismo se adapta ao processo. Focar apenas no número que aparece na balança é um dos principais erros. Você deve analisar o processo como um todo, principalmente na melhora da sua qualidade de vida. Mesmo que os resultados demorem a aparecer no espelho, alimentar-se bem e praticar atividade física trará benefícios em longo prazo.  

Não esqueça que o cérebro é principal responsável pelo sucesso do seu emagrecimento. Perder peso é cuidar da alimentação, gastar mais calorias do que se consome. Além disso, é necessário modificar hábitos que podem atrapalhar o emagrecimento. Por isso é tão essencial que a relação com a comida seja modificada, que se saiba lidar com as emoções e dificuldades que virão durante o processo.

Adquirindo hábitos mais saudáveis e colocando o corpo em movimento, você certamente terá muito sucesso e um resultado de emagrecimento duradouro.

Mas como fazer para adquirir hábitos mais saudáveis?

O primeiro passo é procurar ajuda especializada!

Encontre um médico próximo a você e comece. Basta começar!

Canal Spatz

Add comment

Arquivos