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Por que temos mais vontade de comer doces à noite?

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Se você é daquelas que morre de vontade de atacar a geladeira para um sorvetinho, pedaço de bolo, colherada de brigadeiro ou qualquer outra guloseima antes de dormir, fique tranquila. Você não está sozinha!

De acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, quando chega a noite é natural que o desejo de ingerir açúcares e carboidratos aumente. O estudo foi realizado pela Jawbone, empresa norte-americana que desenvolve produtos para o sono, atividades físicas e alimentação. O resultado foi um cardápio guiado pelas vontades dos entrevistados: no café da manhã, a maioria das pessoas prefere laticínios, cereais e frutas, enquanto a proteína animal só aparece após o desjejum, por exemplo. Depois das 18h, começam a surgir as “porcarias”: batata frita, bolo de chocolate, leite condensado…

Segundo especialistas, o hábito de comer sem critério durante a noite tem a ver com a compensação emocional. Já que passamos o dia lidando com responsabilidades como o trabalho, o cuidado com os filhos, contas a pagar, entre outros deveres, quando chegamos em casa queremos uma recompensa e, para muitas pessoas, o doce é o prêmio!

Mas não se culpe. Não é só esse o motivo. Também há uma explicação fisiológica para o ataque noturno à geladeira. Conforme reportagem do jornal The Atlantic, os hormônios têm uma boa parcela de responsabilidade neste contexto. O cortisol, hormônio que regula a quantidade de açúcar que o fígado libera no sangue, tem seus níveis reduzidos à noite, período em que nosso corpo não demanda tanta energia para funcionar. A ideia é mandar para o organismo sinais de que já é hora de dormir. Entretanto, com os hábitos modernos, estamos ficando acordados por mais tempo, indo dormir cada vez mais tarde e, com isso, acabamos compensando a queda de açúcar no sangue comendo doces.

Outra explicação plausível para alguns cientistas é o desequilíbrio entre os hormônios leptina e grelina. Junto com o cansaço do fim do dia, cai a produção de leptina, o chamado hormônio da saciedade, e aumenta a produção de grelina, o chamado hormônio da fome.

Por isso, a indicação para quem está em tratamento para emagrecer é dormir cedo e controlar a saciedade com alimentos ricos em fibras.

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Equipe Spatz

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