Website do Distribuidor Oficial Spatz³ – Endoaccess

Por que a obesidade demanda tratamento médico?

Obesidade é doença. Pois bem, disso a maioria das pessoas sabe, mas parece não querer encarar a própria condição desta maneira. O assunto é muito chato e faz parte de uma realidade dura de enfrentar, mas precisa ser discutido. Hoje, mais de 50% da população está acima do peso e 72% das mortes de brasileiros se dão por conta de doenças crônicas não transmissíveis, muitas delas ligadas aos maus hábitos alimentares.

Portanto, a obesidade precisa, com urgência, ser encarada como uma doença pelas pessoas que ela acomete e pelas famílias das crianças que estão indo pelo mesmo caminho. Procurar um médico para conhecer os tratamentos disponíveis é o primeiro passo. E a questão mais importante antes de dar este primeiro passo é compreender que, apesar de todos os preconceitos, a obesidade não é uma derrota pessoal. Ninguém escolhe ser obeso.

 

As causas que levam à obesidade são das mais diversas. Ela pode estar associada à genética ou estar relacionada a alterações no nível de insulina, alergias alimentares, problemas na tireoide, intolerâncias digestivas, questões emocionais, alterações hormonais, entre muitos outros motivos.

 

Deste modo, antes de tentar quaisquer métodos alternativos, como a dieta da moda, jejuns ao longo do dia, exercícios sem supervisão, é importantíssimo consultar-se com um médico para buscar detectar as causas e escolher o tratamento que faz mais sentido de acordo com as condições de saúde de cada pessoa.

 

Entre os tratamentos bem sucedidos para a perda de peso está o tratamento com o Balão Intragástrico Ajustável, um método ambulatorial que não demanda cirurgia. O balão é utilizado no controle da saciedade do paciente enquanto uma equipe multidisciplinar se ocupa da reeducação alimentar, das questões emocionais, do acompanhamento de exercícios físicos etc.

 

Saiba mais sobre o tratamento com o Balão Intragástrico Ajustável e seus diferenciais acompanhando nossos artigos no #CanalSpatz.