Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

O que é a bariátrica sleeve?

bariatrica sleeve
Voiced by Amazon Polly

A obesidade é uma doença que vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 20% da população brasileira é obesa e 54% das pessoas têm sobrepeso. Por isso é cada vez maior o número de pessoas que buscam procedimentos para emagrecimento. Entre as alternativas está uma técnica de gastroplastia recente no combate ao excesso de peso: a Bariátrica Sleeve. Em algum momento você já deve ter ouvido falar sobre essa cirurgia! Mas, de fato, sabe exatamente como funciona essa técnica de gastroplastia?

A gastrectomia vertical, “em manga” ou “sleeve gastrectomy” em inglês, é um tipo de cirurgia bariátrica realizada geralmente por videolaparoscopia. A técnica de Bariátrica Sleeve consiste na retirada de uma parte do estômago, cerca de 80%, sendo irreversível.

A Bariátrica Sleeve é também chamada de vertical ou em manga porque retira através de grampeamento boa parte do estômago verticalmente, deixando um tubo gástrico, como uma manga de camisa.

A Bariátrica Sleeve é parte de uma outra cirurgia bariátrica, o “switch duodenal”, que é uma intervenção que, além do estômago, desvia 90% do intestino delgado, promovendo menor absorção de nutrientes. Apesar de ser uma cirurgia com bons resultados a longo prazo, o “switch duodenal” é pouco feito no Brasil e no mundo em virtude de sua maior complexidade e de potenciais maiores complicações nutricionais a longo prazo.

Principais vantagens e desvantagens da Bariátrica Sleeve

Muito se questiona sobre qual tipo de gastroplastia é o mais indicado. Nos procedimentos em que se utiliza a técnica da Bariátrica Sleeve as vantagens encontradas são os menores riscos de ocorrência de síndrome de dumping e a não alteração da absorção de nutrientes pelo intestino. Em contrapartida, a técnica de gastroplastia Sleeve é irreversível e não muito difundida no Brasil. Sendo estes os aspectos negativos deste tipo de procedimento.

Para quem a Bariátrica Sleeve é indicada?

Ela é indicada como qualquer cirurgia bariátrica: para pacientes com IMC acima de 35 kg/m2 (CALCULE SEU IMC AQUI), com doenças associadas como o diabetes, hipertensão, ou para aqueles com IMC acima de 40 kg/m2. Mas é importante avaliar minuciosamente a saúde do paciente assim como seu histórico familiar para escolher a melhor técnica de gastroplastica a ser empregada no tratamento.

Custos da Bariátrica Sleeve

Nós já comentamos aqui no blog do Canal Spatz os custos de alguns tipos de gastroplastia (leia mais aqui). Além das complicações apontadas os altos valores também são uma barreira quando o assunto é bariátrica. É importante que o paciente seja bem orientado antes de escolher a qual procedimento será submetido. Cada caso possui características específicas e o método utilizado será indicado pelo médico de acordo com cada paciente.

Se você é um paciente e está buscando informações sobre procedimentos para emagrecimento consulte seu médico. Fale com pessoas que já fizeram este tipo de procedimento e busque outras alternativas. Quem sabe você não se enquadra no padrão que possa utilizar métodos não invasivos, como o Balão Intragástrico.

Com aprovação para permanecer até um ano no estômago do usuário, o Balão Intragástrico é uma ótima opção para a perda de peso.

Saiba mais sobre o Balão Intragástrico aqui!

Canal Spatz

Add comment

Arquivos

Olá! Clique para iniciar o seu atendimento com nossa equipe.

Fale conosco no WhatsApp