Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

O Método de Emagrecimento 5S funciona?

Emagrecer é algo que está dentro da lista de necessidades de 54% dos brasileiros, segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Com esses dados, não é incomum a busca por diversos métodos de emagrecimento. Portanto, é bem provável que você já tenha se deparado com o Método de Emagrecimento 5S. Mas você sabe se ele é realmente eficaz?

O método 5S

O método de emagrecimento 5S promete emagrecer de forma saudável e dar mais qualidade de vida para quem o pratica. O tratamento 5s para emagrecer é composto por reeducação alimentar juntamente a outros tipos de tratamentos estéticos. O tratamento é acompanhado por um nutricionista e por um terapeuta dermatofucional. A promessa é de uma perda de peso de até 15 kg em um mês.

A sigla 5S quer dizer na verdade cinco segredos, ou seja, cinco estratégias de emagrecimento:

  1. Dieta: Após passar por consulta com nutricionista e realizar os exames necessários, o paciente segue uma dieta prescrita, geralmente pobre em calorias. Esse plano alimentar vai favorecer a perda de peso e iniciar o processo de reeducação alimentar, tão importante em processos de perda de peso.
  2. Acompanhamento nutricional: Os pacientes que fazem parte do programa de emagrecimento 5S recebem acompanhamento com nutricionista. Nesse acompanhamento, o profissional informa ao paciente sobre alimentos que inflamam o hipotálamo e quais têm ação anti-inflamatória. Essa inclusive é uma das bases do método de emagrecimento 5s: trabalhar desinflamando o hipotálamo, área do cérebro responsável por regular a fome, sede e saciedade. Quando inflamado, o hipotálamo desencadeia a compulsão alimentar, segundo especialistas que aplicam o método.
  3. Uso de nutracêuticos: Os nutracêuticos são compostos benéficos para a saúde, retirados dos alimentos. Um bom exemplo é o licopeno, antioxidante presente no tomate e outras vitaminas e minerais encontradas nos alimentos. Os nutracêuticos costumam ser comercializados na forma de comprimidos ou suplementos alimentares. No programa de emagrecimento 5s, eles são utilizados para suprir deficiências nutricionais e prevenir algumas doenças.
  4. Gorduras boas: Durante a dieta, as gorduras boas como ômega-3, ômega-6 e ômega-9 são fornecidas para promover melhora nos níveis de colesterol no sangue. Além disso, melhora a saúde do sistema nervoso e reduz a inflamação no corpo, favorecendo o equilíbrio do metabolismo.
  5. Tratamentos estéticos: O último segredo é a indicação de tratamentos estéticos que fazem parte do programa de emagrecimento 5s. O objetivo é acelerar a queima de gordura localizada, estimular a renovação celular e melhorar o aspecto da pele. Isso ajuda a reduzir a presença de estrias e flacidez que podem acontecer com a perda de peso. Dentre os tratamentos estéticos, é comum a utilização de manta térmica de infravermelho, drenagens para ativar a circulação e combater a retenção de liquido. Em alguns casos até mesmo o pilates faz parte do processo.

As fases do método 5s

 O programa de emagrecimento 5s é divido em três fases distintas:

  • Perda: principal fase responsável pela perda de peso, com duração variável de acordo com a quantidade de peso que a pessoa necessita perder;
  • Manutenção: Quando o peso desejado é alcançado, há uma alteração na dieta inicial de emagrecimento 5S. Essa fase costuma durar em média 30 dias, para garantir que o peso se estabilize.
  • Reeducação: A reeducação alimentar e os hábitos saudáveis são consolidados, para evitar um novo ganho de peso e o efeito sanfona. É uma fase tão importante quanto às outras, pois é o que garante a durabilidade dos processos anteriores.

Cada uma das fases possui um programa alimentar e de tratamentos estéticos específicos. Durante o período de tratamento a avaliação nutricional é feita de uma maneira bem completa. Isso garante que o estado de saúde do paciente seja monitorado, confirmando que tudo está de acordo com o esperado. Nessas avaliações também é medido o Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC revela a quantidade de gordura presente no corpo da pessoa e o tanto de peso a ser perdido.

E o método de emagrecimento 5S funciona?

A Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) emitiu em seu site um comunicado oficial em que afirma ter convidado profissionais de referência na área de nutrição clínica para analisar as evidências científicas. O grupo indicado analisou o programa de emagrecimento 5S e concluiu que comprovações não sustentam a recomendação como estratégia de emagrecimento. O parecer técnico da Asbran põe em dúvida a competência técnica legal dos profissionais que aplicam o método.

Estão envolvidos no processo: nutricionista, fisioterapeuta, esteticista e psicólogo. Em alguns caos há também médico endocrinologista, que se necessário prescreve anorexígenos. O método promete uma perda de peso de 15 até 20 kg no mês e a eliminação do efeito sanfona. Além disso, o método é na verdade um produto adquirido com custos variáveis.  

Outro fator citado pela Abran é a falta de embasamento para a promessa da reprogramação hipotalâmica. Alguns estudos realizados realmente comprovam a capacidade de alguns nutrientes em modular o processo inflamatório hipotalâmico. Mas não há evidências comprovadas em humanos. Isso torna os estudos inconclusivos.

Se você tem interesse em ler o parecer técnico da Asbran na íntegra, basta clicar aqui.

Talvez o método de emagrecimento 5S realmente funcione e proporcione certa perda de peso. O que ocorre é que não há comprovação cientifica de que o método proporcione um emagrecimento saudável, conforme o prometido.

Uma das situações que coloca esse emagrecimento saudável em dúvida é o fato de que diversos outros estudos melhores embasados indicam que para emagrecer com saúde é necessário gastar mais energia do que consumimos. No programa de emagrecimento 5S, a questão da prática de atividade física não é tão incentivada.

Vale fazer pesquisas, conversar com profissionais capacitados e avaliar até que ponto esse programa de emagrecimento 5S realmente pode ser benéfico. Segundo as informações do programa, o período de tratamento dura 90 dias.

É importante se certificar e estar seguro de que o emagrecimento 5S será uma boa opção para o seu caso. Isso porque os custos do programa completo podem chegar próximos a 5 mil reais. É um investimento alto em algo que não tem sua eficácia comprovada. Por isso, vale pesquisar sobre procedimentos seguros, auxiliares no emagrecimento, como é o caso da colocação do balão intragástrico.

Canal Spatz

Add comment

Arquivos