Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Gastroplastia: conheça as técnicas de Bypass e Sleeve

Coisas que você precisa saber antes de colocar o balão intragástrico

A obesidade é uma doença que vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 20% da população brasileira é obesa e 54% das pessoas têm sobrepeso. Por isso é cada vez maior o número de pessoas que buscam procedimentos para emagrecimento. Entre as alternativas estão duas técnicas de gastroplastia recentes no combate ao peso: Bypass e Sleeve. Em algum momento você já deve ter ouvido falar sobre elas! Mas, de fato, sabe exatamente como funcionam essas técnicas de gastroplastia?

A técnica de gastroplastia Bypass é a mais realizada neste tipo de tratamento. Primeiramente é criada uma pequena bolsa dividindo a parte superior do estômago do resto do órgão. Na sequência divide-se a primeira porção do intestino delgado, enquanto a extremidade inferior também é dividida e levada para cima, conectando-se a bolsa de estômago. A técnica é finalizada com a ligação da parte superior do intestino delgado dividido com o intestino delgado mais para baixo.

A técnica de gastroplastia Sleeve consiste na retirada de uma parte do estômago, cerca de 80%, sendo irreversível. A retirada é feita através do grampeamento do estômago na vertical, deixando um tubo gástrico. Essa intervenção desvia boa parte do intestino delgado promovendo maior absorção dos nutrientes. Por ser mais complexa é uma técnica não muito utilizada no país.

Principais vantagens e desvantagens de cada procedimento:

Muito se questiona sobre qual tipo de gastroplastia é o mais indicado entre Bypass e Sleeve. A técnica Bypass é a mais realizada e produz significativa perda de peso a longo prazo. Além disso, a gastroplastia Bypass restringe  a quantidade de alimentos e produz hormônios que reduzem o apetite, aumentando a saciedade. As desvantagens do procedimento estão nas possibilidades de maior risco de complicações por ser uma operação mais complexa.

Nos procedimentos utilizando a técnica Sleeve às vantagens encontradas são os menores riscos de ocorrência de síndrome de dumping e a não alteração da absorção de nutrientes pelo intestino. Em contrapartida, a técnica de gastroplastia Sleeve é irreversível e não muito difundida no Brasil. Sendo estes os aspectos negativos deste tipo de procedimento.

Custos das técnicas de gastroplastia Bypass e Sleeve:

Nós já comentamos aqui no Blog do Canal Spatz os custos de alguns tipos de gastroplastia. Além das complicações apontadas os altos valores também são uma barreira quando o assunto é gastroplastia. É importante que o paciente seja bem orientado antes de escolher qual procedimento será submetido. Cada caso possui características específicas e o método utilizado será indicado pelo médico de acordo com cada paciente.

Se você é um paciente e está buscando informações sobre procedimentos para emagrecimento consulte seu médico. Fale com pessoas que já fizeram este tipo de procedimento e busque outras alternativas. Quem sabe você não se enquadra no padrão que possa utilizar métodos não invasivos, como o Balão Intragástrico Spatz 3.

Com aprovação para permanecer até um ano no estômago do usuário, o Balão Intragástrico Spatz3 é uma ótima opção para a perda de peso. Saiba mais sobre o Balão Intragástrico Spatz 3 aqui!

Canal Spatz

Add comment

Arquivos