Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Gastroenterologista: o que ele faz e como pode te ajudar a emagrecer com saúde

Voiced by Amazon Polly

Quando tomamos a decisão de procurar ajuda médica para emagrecer com saúde, surge a dúvida: que especialista devo consultar? São muitos profissionais da saúde que podem nos apoiar na luta pelo emagrecimento saudável: endocrinologista, nutricionista, nutrólogo, cirurgiões de diversas áreas, gastroenterologista…

Gas-tro-en-te-ro-lo-gis-ta? Mas o que ele faz? Como pode te ajudar a emagrecer com saúde?

Vem que a gente explica!

A Gastroenterologia é uma especialização médica que busca habilitar o profissional que cuida do sistema digestório – ou sistema digestivo.

O sistema digestório é composto por um conjunto de órgãos que de forma integrada é responsável pela transformação dos alimentos em energia e nutrição para nosso organismo, por meio de processos químicos e mecânicos.

O especialista em gastroenterologia é, portanto, o médico que cuida para que esses órgãos funcionem direito, para que nossa alimentação cumpra sua função de nutrir e dar energia para o nosso corpo.

Mas o que isso tem a ver com emagrecimento?

O médico gastroenterologista é um especialista em todo o processo mecânico e químico que envolve a digestão dos alimentos e, por este motivo, pode orientar e tratar pacientes que tenham problemas com transtornos de digestão e alimentação.

Os conhecimentos produzidos pela gastroenterologia são parte fundamental da luta contra a síndrome metabólica, a obesidade e o sobrepeso. Por meio de sua experiência e técnica, e com o auxílio de equipamentos para exames (endoscopia, colonoscopia, ultrassom e tomografia), o médico gastroenterologista pode auxiliar no diagnóstico, prevenção, terapias e tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos para doenças ligadas ao excesso de peso.

Um dos tratamentos amplamente indicados por gastroenterologistas para o emagrecimento saudável é o implante do balão intragástrico. Um tratamento não cirúrgico, realizado por endoscopia em um ambiente ambulatorial, que auxilia o paciente no controle da saciedade.

Este tratamento para emagrecer consiste no implante de um balão de silicone cirúrgico no estômago do paciente, por meio de uma endoscopia (sem cirurgia). Após acomodado no estômago, o balão intragástrico é inflado com um soro, para ocupar espaço e estabelecer um peso no abdômen, provocando uma sensação de saciedade, diminuindo a sensação de fome do paciente. Com isso, o paciente é orientado para uma reeducação alimentar, passando a comer menos e melhor!

O tratamento para emagrecer com o balão intragástrico pode durar até 12 meses ininterruptos com o balão no estômago do paciente, tempo que permite uma real e efetiva mudança de hábitos alimentares, para o emagrecimento saudável.

Quer entender melhor como o médico gastroenterologista pode te ajudar a emagrecer com saúde?

Marque uma consulta e tire todas as suas dúvidas sobre o balão intragástrico e acompanhe nossos posts do #CanalSpatz. Informação de qualidade a serviço da sua saúde!

Avatar

Equipe Spatz

coronavirus-e-obesidade

Add comment

Arquivos

Olá! Clique para iniciar o seu atendimento com nossa equipe.

Fale conosco no WhatsApp