Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Emagrecimento saudável e exercícios: 5 dicas importantes

Emagrecimento saudável e exercícios: 5 dicas importantes

Praticar atividade física é uma das melhores formas de perder peso. Porém, você precisa tomar alguns cuidados para garantir um emagrecimento saudável. Hoje vamos dar dicas de como escolher o melhor exercício para associar à sua dieta. Confira!

Exercícios ajudam a emagrecer com saúde

Não se trata apenas de estética. Os exercícios físicos melhoram a saúde cardíaca e fortalecem o sistema imunológico, entre tantos outros benefícios. Só que deixar a vida sedentária para trás requer um pouquinho de conhecimento. Veja quais precauções tomar:

1. Procure ajuda médica

O treino aeróbico ajuda no emagrecimento porque eleva o gasto calórico do praticante. Ocorre que, durante os exercícios, a temperatura corporal sobe e os batimentos cardíacos se aceleram.

É por isso que você deve realizar um check-up antes de se matricular na academia. Um médico poderá avaliar se seu corpo está em condições de praticar atividades mais intensas. Osteoporose, hipertensão e insuficiência cardíaca, por exemplo, exigem cautela. Isso nos leva à segunda dica.

2. Conheça seu limite

Os primeiros dias são sempre os mais difíceis, independentemente da atividade. No caso de um programa de emagrecimento, leva um tempo até que a pessoa chegue ao condicionamento físico adequado.

Sendo assim, não queira fazer meia hora de esteira, se seu corpo só aguenta dez minutos. Quando o cansaço for excessivo, pare. Na dúvida, consulte os instrutores de sua academia, pois eles saberão avaliar até onde você consegue progredir.

3. Escolha atividades prazerosas

Exercício físico não deve ser um sacrifício para ninguém. A dica para emagrecer com saúde é encontrar o treino que mais tenha a sua cara.

Existem diversas opções. Você pode começar com caminhadas (e depois, quem sabe, evoluir para uma corrida). Andar de bicicleta também é uma ótima alternativa para afinar a silhueta. Ainda, tem as atividades na água, como natação e hidroginástica.

Esportes coletivos, a exemplo do vôlei e do basquete, também podem contribuir com a perda de peso. O mesmo vale para a dança, cujas aulas são comuns em diversas academias.

Qualquer que seja sua escolha, o importante é manter a frequência e a regularidade da prática. Mexa-se, pelo menos, três vezes por semana.

4. Reforce a musculatura

Além do aeróbico, o treino de força faz parte do emagrecimento saudável. Ele serve para o corpo criar massa magra, ajudando a proteger os ossos e as articulações.

De novo, a escolha da atividade vai depender da sua preferência (e da avaliação médica, é claro). A musculação continua bastante sugerida pelos profissionais da área. Variantes mais intensas, como o funcional e o crossfit, têm se tornado cada vez mais populares.

Caso você queira algo tranquilo, invista em yoga ou natação. Essas modalidades também servem para reforçar o tônus muscular.

5. Cultive hábitos saudáveis

Para completar, vale mencionar que nem só de exercício vive alguém que queira emagrecer. Esse hábito deve estar associado a outros comportamentos saudáveis. Uma boa noite de sono, um hobby para aliviar o estresse e uma dieta balanceada são igualmente importantes na batalha contra o sobrepeso.

Quer mais dicas de como emagrecer com saúde? Então siga de olho no nosso blog!

Canal Spatz

Add comment

Arquivos