Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Efeito bola de neve: sobrepeso pode levar ao sedentarismo que por sua vez aumenta o sobrepeso…

De acordo com estudo norte-americano, o excesso de peso pode causar uma disfunção neural que afeta o humor, o apetite, o controle de movimentos e a disposição para exercitar-se.

“Você só não emagrece porque é preguiçosa!”. Quantas vezes você já ouviu isso e tristemente acreditou? Pois pode parar de se culpar! Um estudo norte-americano publicado este mês na revista científica “Cell Metabolism” (Metabolismo Celular, em inglês) conclui que uma disfunção nos receptores de dopamina no cérebro, provocada pelo sobrepeso, pode justificar a dificuldade que pessoas com alguns quilos a mais sentem para praticar atividade física. Então o sobrepeso leva ao sedentarismo e o sedentarismo ao sobrepeso? Isso mesmo. Por este motivo chamamos o fenômeno de “Efeito bola de neve”.

O estudo do neurocientista Alexxai Kravitz, do Instituto de Diabetes e Doenças Renais e Digestivas dos Estados Unidos, observou camundongos durante 18 semanas. Os ratinhos foram divididos em dois grupos: um alimentado com uma dieta equilibrada e outro com uma dieta rica em gordura. Logo nas primeiras semanas os roedores que estavam em regime de engorda começaram a se movimentar menos dentro de suas gaiolas, ao passo que tiveram uma queda de atividade numa classe de receptores de dopamina chamada D2.

Entretanto, em entrevista ao jornal O Globo, o cardiologista Cláudio Gil de Araújo, especialista em Medicina do Exercício, explica que esta disfunção não é o único motivo pelo qual as pessoas têm pouca disposição para se movimentar. “Certamente, este não é o único receptor que causa a atração pelo sedentarismo, até porque seria uma sentença de vida ou morte: quem tem a disfunção de dopamina estaria fadado a ser sedentário. Outras variáveis biológicas, assim como comportamentais, influenciam muito”.

Uma maneira de escapar do “Efeito bola de neve” pode ser a escolha do tratamento para emagrecer com o Balão Intragástrico Spatz3, o único do mundo com sistema exclusivo de ajuste de volume e com autorização para permanecer até 12 meses no estômago do paciente. O balão ocupa uma parte da cavidade gástrica, gerando uma sensação de saciedade que leva a uma diminuição da ingestão de alimentos, o que faz com que o paciente perca peso rapidamente e, com isso, tenha mais vontade e disposição para se exercitar, fazendo o “Efeito bola de neve” reverter seu sentido.

Pergunte para o seu médico de confiança sobre o método de emagrecimento com o Balão Intragástrico Spatz3 e mude de vida!

Canal Spatz

Add comment

Arquivos