Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

É possível emagrecer com saúde? Especialistas contam o segredo

A busca pelo peso ideal é frequente entre a maioria da população. Mas emagrecer com saúde é algo que deve sempre ser levado em consideração por aqueles que necessitam perder peso.

No Brasil, aproximadamente 19% da população está obesa e mais de 54% estão acima do seu peso ideal. Essa realidade em relação ao excesso de peso já é considerada uma epidemia em nosso país. A obesidade e o sobrepeso são portas de entrada para doenças crônicas. A hipertensão e o diabetes, por exemplo, poderiam ser evitados com o controle de peso da população. Isso quer dizer que a situação de excesso de peso, não deve ser encarada apenas como algo estético. É uma situação séria, que causa danos à saúde. Por isso é importante emagrecer com saúde.

Os parâmetros que indicam obesidade e excesso de peso estão relacionados ao Índice de Massa Corporal (IMC). Esse índice classifica a situação do individuo em relação ao seu próprio peso. Essa é uma medida universal de classificação de obesidade, validade pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O cálculo que deve ser feito para obter o resultado é a divisão do peso pela altura elevada ao quadrado. Mas para facilitar, você pode calcular seu IMC aqui, automaticamente em nossa calculadora digital.

O anseio de emagrecer faz com que muitas pessoas busquem por dietas da moda que prometem milagres, geralmente absurdamente restritivas. Mas será que essas dietas são recomendadas para emagrecer com saúde?

Segundo os especialistas, é necessário ter muita cautela na hora de montar um plano de emagrecimento. Cada indivíduo apresenta peculiaridades que devem ser consideradas na hora de criar um plano de ação para perda de peso. Mas de qualquer forma, algumas medidas básicas devem ser adotadas para emagrecer com saúde.

Emagrecendo com saúde

Para emagrecer com saúde são necessárias algumas medidas relacionadas principalmente à mudança de hábitos.

Segundo os especialistas, o primeiro passo para emagrecer com saúde é buscar orientação de profissionais capacitados. O endocrinologista, por exemplo, poderá analisar se sua produção hormonal está adequada. Já o nutrólogo ou nutricionista passará orientações sobre o plano alimentar específico para seu caso, considerando seus hábitos alimentares, sua cultura e sua rotina de vida. Para as pessoas que já apresentam algum problema de saúde, a orientação e conselho dos médicos é ainda mais imprescindível. Somente com a devida adaptação será possível emagrecer com saúde.

Os segredos dos especialistas para quem quer emagrecer com saúde são um conjunto de mudanças de hábitos, conforme veremos a seguir:

Comer devagar e respeitar os sinais de saciedade

Ao alimentar-se com calma, o estômago saciado avisa o cérebro que já recebeu alimento o suficiente. Esse sinal é enviado quando a capacidade do estômago ainda não está completamente cheia, mas já não é mais necessário comer. Porém, quando a pessoa come rápido demais, não consegue interpretar o sinal de saciedade. Isso também faz com que não se saboreie de forma correta, o momento prazeroso que é comer! Estar atento aos sinais do organismo é a forma mais eficaz de emagrecer com saúde. Consumir alimentos ricos em nutrientes e fibras (verduras, frutas, carnes em geral e gorduras boas) melhora o funcionamento do metabolismo e mantém a sensação de saciedade por mais tempo!

Consumir mais água ao longo do dia

Ingerir líquidos durante as refeições ajudará a reduzir a fome. Isso porque às vezes aquela vontade de beliscar na verdade é sede! Além disso, quanto mais água você ingerir, menos líquido irá reter. Quanto mais água você bebe, mais urina seu corpo produz. Ao liberar a urina, junto são excretadas toxinas prejudiciais ao organismo.  A quantidade de água recomendada necessária para o bom funcionamento do organismo é de 35ml por kg de peso. Então para saber se você consome a quantidade recomendada, basta fazer esse simples cálculo. Ingerir o indicado ajuda ainda mais a emagrecer com saúde.

Praticar atividade física

Manter o corpo ativo é a única forma de garantir que você gaste mais calorias do que ingere. As atividades aeróbicas são grandes aliadas para quem busca emagrecer com saúde. Caminhar ao menos 30 minutos, três vezes por semana, já trará muitos benefícios, não somente relacionados à perda de peso. Algumas substituições simples, como subir escadas ao invés de usar o elevador, descer um ponto antes e caminhar o restante do percurso, já ajuda a combater o sedentarismo. A musculação também é importante, já que ajuda a emagrecer com saúde e proporciona aumento de massa muscular e melhora do metabolismo.

Comer tudo em poucas quantidades

Nosso corpo foi programado para receber todos os nutrientes essenciais. As dietas restritivas que proíbem ou restringem completamente algum nutriente fazem com que se emagreça rápido, mas também ocasionam reganho de peso mais rápido. O importante é não abusar nas quantidades e evitar ter em seu prato mais de uma variação do mesmo nutriente. Por exemplo: escolher apenas uma fonte de carboidrato por refeição, de preferência vindos de alimentos naturais: frutas, batatas, arroz integral, feijão, lentilha, milho e ervilha. Comer saladas cruas antes de iniciar a refeição principal é uma ótima maneira de garantir que você não cometa excessos.

Evitar comer por desejo ou por emoções como ansiedade e tristeza

As compulsões alimentares prejudicam muito a vida de quem quer emagrecer com saúde. É importante observar se você apresenta algum tipo de compulsão e, nesse caso, é bom buscar ajuda de um psicólogo também. Ele lhe ajudará a entender o motivo de você estar possivelmente descontando as emoções na alimentação.

Não ficar muito tempo sem comer

Ficar muito tempo sem comer pode fazer com que você acabe comendo mais que o necessário durante as principais refeições. Muitas vezes isso acontece por conta da correria do dia a dia. O ideal é comer mais vezes ao dia. Isso fará com que, aos poucos, você vá reeducando a sua maneira de se alimentar até emagrecer com saúde.

Mesmo que cada especialista tenha um tipo de abordagem, o segredo para emagrecer com saúde é unânime: reeducação alimentar, prática de atividade física e muito foco e persistência. Somente com esse conjunto de mudança de hábitos é possível emagrecer com saúde de forma eficaz e duradoura.

Canal Spatz

Add comment

Arquivos