Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Cuidados para se tomar antes de uma cirurgia bariátrica

Cuidados para se tomar antes de uma cirurgia bariátrica

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) mais de cem mil procedimentos foram realizados no Brasil. A pesquisa é a mais recente e se refere aos números de cirurgias bariátricas no ano de 2017. Com o incremento da tecnologia aliado ao aumento contínuo de pessoas obesas, o número de procedimentos cresce ano após ano. Porém, o que leva uma pessoa a optar pela cirurgia bariátrica? E quais cuidados para se tomar antes de uma cirurgia bariátrica?

A pesquisa apresentada pela SBCBM utilizou dados do Sistema de Informações Hospitalares e Datasus para detalhar este crescimento. Em 2012 foram realizadas 72 mil cirurgias bariátricas no Brasil, número que aumentou para 80 mil em 2013. No ano seguinte foram registrados 88 mil procedimentos e 2015 o número passou para 93,5 mil. Em 2016 a marca chegou a 100 mil e em 2017 subiu mais 5,6%, computando 105.642 cirurgias bariátricas.

No entanto, mesmo com esse crescimento latente, as pessoas precisam entender que a cirurgia bariátrica não é milagrosa. O sucesso do procedimento é baseado na disciplina do paciente e em suas mudanças de vida. Mudanças essas que devem começar no pré-operatório. Um dos principais segredos para o sucesso da cirurgia bariátrica está no acompanhamento multidisciplinar e no preparo psicológico do paciente.

O paciente precisa estar preparado para uma mudança de hábitos:

A primeira coisa que o paciente deve ter em mente é que a cirurgia bariátrica é uma cirurgia como outra qualquer. E um procedimento cirúrgico sempre traz riscos. Portanto, é imprescindível que ele esteja seguro de sua decisão e que tenha muita confiança em seu médico. Além disso, a escolha de uma equipe multidisciplinar é fundamental para o sucesso do procedimento, tanto no pré quanto no pós-operatório.

O paciente deve saber ainda qual técnica será utilizada e realizar todos os exames necessários antes da cirurgia bariátrica.

Além de todos os procedimentos básicos uma coisa existe um ponto muito importante: mudança de hábitos. Em uma cirurgia bariátrica recomenda-se que o paciente emagreça de 5% a 10% de seu peso antes do procedimento. Isso é necessário para que a pessoa melhore sua condição clínica e tenha mais segurança na operação. E é aí que aparecem os primeiros sinais de mudança.

Esse novo estilo de vida será fundamental para o sucesso do procedimento no longo prazo. Uma cirurgia bariátrica acarreta em mudanças fisiológicas e o paciente precisa estar preparado para isso. As novas tecnologias e o avanço da medicina tornaram os procedimentos mais rápidos e com menos riscos, mas de nada adianta essa evolução se o indivíduo não estiver disposto a mudar seus hábitos. Por isso o acompanhamento multidisciplinar passa a ser tão importante.

A cirurgia bariátrica é a única alternativa?

A cirurgia bariátrica é recomendada para pacientes com IMC acima de 40, em casos de obesidade mórbida. Porém, em outros casos existem diferentes métodos não cirúrgicos, caso do balão intragástrico. Um procedimento não invasivo e com ótimos índices de resultados positivos. Se você ainda está em dúvida sobre esse procedimento clique aqui e saiba mais sobre o Balão Intragástrico Spatz3!

Canal Spatz

Add comment

Arquivos