Website do Distribuidor Oficial Spatz³ – Endoaccess

Conscientização alimentar é a chave para combater a epidemia de obesidade no Brasil

As três metas têm como propósito mudar os hábitos alimentares dos adultos que influenciarão as crianças, reduzindo também os índices de obesidade infantil.

Tratamento conservador que visa a reeducação alimentar por meio de implante de balão intragástrico ajustável é uma das opções para a manutenção do emagrecimento no longo prazo, dizem especialistas.

Até 2019, o Ministério da Saúde pretende atingir três metas estabelecidas durante o Encontro Regional para Enfrentamento da Obesidade Infantil, que ocorreu em março: 1) Frear o crescimento do sobrepeso e da obesidade da população, 2) Reduzir o consumo de refrigerantes e sucos artificiais em pelo menos 30% na população adulta e 3) Ampliar em no mínimo 17,8% o percentual de adultos que consomem frutas e hortaliças. A intenção principal é conscientizar a população para a alimentação saudável, com o objetivo de combater a epidemia de obesidade que se alastra por todo o globo.

De acordo com especialistas, uma das opções mais eficazes para uma efetiva reeducação alimentar em adultos é o método de emagrecimento com o balão intragástrico ajustável. Indicado para pessoas com IMC igual ou superior a 27 kg/m² (calcule seu IMC aqui), o balão intragástrico ajustável é um tratamento considerado conservador pela medicina, por ser feito por meio de um procedimento ambulatorial, ou seja, não-cirúrgico. Além disso, é reversível. Características que tornam o método extretamente seguro.

O tratamento com o balão intragástrico ajustável consiste no implante de uma bola de silicone cirúrgico preenchida com um líquido azulado no estômago do paciente. O peso e o volume ocupado pelo balão intragástrico ajustável proporcionam uma sensação de saciedade, auxiliando o paciente a reduzir o consumo de alimentos. Quanto à qualidade do que se come, ou seja, para o paciente aprender a comer com consciência, escolhendo bem os alimentos de acordo com seus nutrientes, clínicas que oferecem este tipo de tratamento traçam um plano de emagrecimento com uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde. Além do médico, nutricionista, educador físico e psicólogo dão todo o apoio que o paciente precisa para mudar seus hábitos alimentares e iniciar a prática de atividades físicas regularmente.

Conheça os 05 diferenciais do balão intragástrico ajustável

Mais da metade da população está acima do peso e aproximadamente 20% dos brasileiros podem ser considerados obesos, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE, em 2013. Problema que está diretamente relacionado ao consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, que já começa logo nos primeiros anos de vida, o que demonstra a necessidade de conscientizar os adultos para atingir as crianças. A educação alimentar se mostra urgente neste cenário.