Website do Distribuidor Oficial Spatz³ – Endoaccess

Conheça uma alternativa à ciurgia do estômago para o cambate à obesidade

Estudo inédito realizado no Brasil confirmou que a obesidade e o excesso de peso estão associados ao aumento do risco de 14 tipos de câncer.

Conheça uma alternativa à cirurgia do estômago para o combate à Obesidade!

É assustador! Foi comprovado que a obesidade e o excesso de peso têm ligação vários tipos de cânceres: o de mama na pós-menopausa, o de cólon e reto, de útero, da vesícula biliar, do rim, fígado, ovário, próstata, mieloma múltiplo (células plasmáticas da medula óssea), esôfago, pâncreas, estômago e tireoide.

A pesquisa foi realizada pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em parceria com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com Leandro Fórnias Machado de Rezende, um dos pesquisadores envolvidos no estudo da USP, no período de 2002 a 2013 houve um aumento muito importante de peso na população brasileira. Com isso, o cientista estima que aproximadamente 29 mil novos casos de câncer que ocorrerão em 2025 estarão associados ao excesso de peso e à obesidade. Ou seja, 5% do total de casos de câncer no Brasil daqui a sete anos.

 

Segundo Rezende, se o problema da obesidade e do excesso de peso não for enfrentado de maneira séria e urgente, estes serão os principais fatores de risco de câncer no Brasil muito em breve. Isto porque o IMC acima de 22 já está na faixa de risco para neoplasias malignas, diz o pesquisador.

Para os casos de IMC acima de 27, o tratamento com o balão intragástrico ajustável pode ser uma solução menos invasiva para a prevenção de vários tipos de câncer, portanto.

O balão intragástrico ajustável é um dispositivo que auxilia no emagrecimento saudável, ao passo que é um grande aliado na reeducação alimentar do paciente obeso ou com excesso de peso. Isto porque o balão intragástrico ajustável atua diretamente no controle da saciedade do paciente, reduzindo portanto a sensação de fome e a compulsão por comida, potencializando os efeitos da dieta programada e acompanhada por um nutricionista.

Como não configura uma intervenção cirúrgica, o procedimento de implante do balão intragástrico ajustável dispensa internação. Isto porque o balão intragástrico ajustável é colocado no estômago do paciente por meio de um procedimento endoscópico que é ambulatorial e dura até uma hora. Com a possibilidade de permanência por até 12 meses no estômago do paciente, o tratamento com o balão intragástrico ajustável oferece tempo suficiente para que o paciente tenha uma real e efetiva mudança de hábitos alimentares e inclua em sua rotina a prática de exercícios físicos. Tudo isso com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, nutricionista, educador físico e o médico endoscopista.

A obesidade e o excesso de peso precisam ser encarados de maneira séria, com tratamento médico eficiente. Sem dietas da moda ou remédios perigosos. Procurar uma alternativa segura e eficaz pode ser a chave para prevenir uma série de doenças e viver uma vida com mais qualidade!

Quer saber mais sobre o balão intragástrico ajustável?

Marque uma consulta com um gastroenterologista endoscopista e tire todas as suas dúvidas, para saber se é um candidato ao tratamento.