Website do Distribuidor Oficial Spatz³ – Endoaccess

Como não desistir da dieta com atitudes simples

A decisão de emagrecer e planejar uma real mudança de hábitos, visando mais qualidade de vida, bem estar, beleza e saúde, normalmente é acompanhada de uma euforia que ajuda a dar um empurrãozinho para começar a reeducação alimentar. Mas só nos primeiros dias…

É natural que em algum momento o entusiasmo acabe e dê lugar a pensamentos negativos, uma tentação para a desistência. Isso acontece porque o nosso corpo é programado para ser preguiçoso, para estocar energia. “Vivemos com tecnologia moderna e corpo pré-histórico”, segundo o fisiologista Igor Lucas Gomes-Santos, da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Hospital das Clínicas da USP, em entrevista ao jornal O Globo.

Por outro lado, nosso maior trunfo é o raciocínio e a capacidade de, com um pouco de treino, controlar emoções. Para te ajudar nessa empreitada, o Canal Spatz separou 7 dicas para você manter o foco no emagrecimento!

  1. Nunca pensar em curto prazo. É impossível emagrecer com saúde em pouco tempo. Dietas “milagrosas” de curto prazo normalmente provocam o chamado efeito-sanfona, além de prejudicarem a absorção de nutrientes necessários para uma vida saudável. Por isso, foco na reeducação alimentar e paciência.
  2. Pense e aja com positividade. A decisão de emagrecer é só sua e não pode ser um fardo, porque o esforço trará resultados incríveis para sua vida. Mantenha o pensamento positivo e acredite que o processo também pode ser muito prazeroso. É cientificamente comprovado que comer bem e praticar exercícios são hábitos que melhoram o humor. Sorria sempre!
  3. Crie metas. Em corridas de longas distâncias, uma das estratégias dos atletas é recortar o trajeto em distâncias menores, criando pequenas metas a serem conquistadas ao longo do caminho. Uma vitória de cada vez que dão o reforço positivo em busca do objetivo maior. O mesmo pode ser feito no processo de emagrecimento. Comece devagar e progrida aos poucos.
  4. Assuma a responsabilidade. As desculpas mais usadas por pessoas que desistem da dieta e do treinamento são aquelas que terceirizam a culpa. ”Não fui treinar porque estava chovendo”, “comi mais porque era um dia especial”, “minha amiga não vai malhar, então também não vou”. A empreitada por uma vida mais saudável não precisa ser solitária, mas a responsabilidade é só sua. Se você fugir da dieta ou pular um treino, a culpa não é do tempo, nem da ocasião.
  5. Evite estresse e controle a ansiedade. É comum usarmos a comida como recompensa por conta de uma situação estressante ou na tentativa de diminuir a ansiedade. Controlar o estresse e a ansiedade com atividades relaxantes e exercícios físicos pode ajudar muito. Mas, se for muito difícil se controlar sozinho, não há mal algum em procurar a ajuda de um terapeuta. Pelo contrário. Parte importantíssima do processo de emagrecimento é emocional.
  6. Experimente e informe-se mais. Não tenha medo de experimentar. Seja um novo sabor, uma nova forma de cozinhar, um novo esporte, um novo meio de transporte. Informe-se sobre as possibilidades de emagrecer com saúde, mas também com prazer.
  7. Procure ajuda profissional. Apesar da responsabilidade de emagrecer com saúde seja apenas sua, isso não significa que você precisa passar por tudo isso sozinho. A recomendação de especialistas é o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada pelo médico, educador físico, nutricionista e terapeuta.