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Como emagrecer rápido e com saúde: 6 passos

emagrecer rapido e com saude

Com algumas mudanças simples na rotina e um pouco de disciplina, é possível alcançar resultados impressionantes

A luta contra a balança é uma realidade enfrentada por mais da metade da população brasileira. Isso porque segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), publicada em 2018, 54% da população está acima do peso ideal. Se você faz parte desse grupo que luta em busca de emagrecimento, preparamos alguns passos para te ajudar a emagrecer rápido e com saúde.

Peso Ideal

Você sabe identificar se está no seu peso ideal? A medida utilizada para saber se uma pessoa está dentro do seu peso considerado saudável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é o Índice de Massa Corporal (IMC). Esse índice classifica a situação do indivíduo em relação ao seu próprio peso. Para encontrar esse número, deve-se dividir o peso pela altura elevada ao quadrado. Para descobrir o seu IMC com mais facilidade, utilize nossa calculadora:

Calculadora de IMC  

O excesso de gordura corporal pode ser a porta de entrada para doenças como hipertensão e diabetes, por exemplo. O sobrepeso é uma situação de saúde que deve receber a devida atenção. Isso quer dizer que o peso acima do considerado ideal não deve ser encarado apenas como uma situação estética. No Brasil, inclusive, a Obesidade é considerada uma epidemia.

De acordo com os parâmetros do IMC, veja abaixo os índices e suas classificações:

IMC Classificação
Menor que 18,5 Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9 Peso normal
Entre 25 e 29,9 Sobrepeso
Entre 30 e 34,9 Obesidade grau 1
Entre 35 e 39,9 Obesidade grau 2
Maior do que 40 Obesidade grau 3

6 passos para emagrecer com saúde

Muitas pessoas que querem emagrecer rápido buscam por dietas restritivas que prometem resultados milagrosos. Porém, o que poucos lembram é que para emagrecer bem é necessário emagrecer com saúde.  Para te ajudar na busca pelo emagrecimento saudável, siga os passos que preparamos para te ajudar:

  1. Beba água ao longo do dia: muitas vezes nós confundimos fome com sede. Ingerir líquidos entre as principais refeições ajudará a reduzir a sua fome. Segundo os médicos, a quantidade de água recomendada para o bom funcionamento do organismo é de 35 ml por kg de peso. Então para saber o quanto de água você deve ingerir, basta fazer o cálculo. Outro fator importante é que à medida em que ingerimos água, mais urina o organismo produz. Dessa maneira, há uma redução do inchaço devido à liberação de toxinas através da urina.
  • Reeduque sua alimentação: é necessário ter em mente que a base de um emagrecimento saudável é a boa alimentação.  Uma boa alimentação significa comer tudo na quantidade ideal. Nosso organismo deve recebertodos os nutrientes essenciais para o devido funcionamento. Por isso, as dietas restritivas até podem proporcionar um emagrecimento rápido, mas não com saúde. Para que se tenha um emagrecimento saudável e com resultados duradouros, é importante ter um cardápio balanceado. Isso significa comer a quantidade correta e ter um prato rico em nutrientes. Uma boa dica para não cometer excessos é consumir saladas cruas antes de iniciar a refeição principal. Um prato saudável deve conter: 50% de folhas, frutas e legumes; 25% de carboidratos integrais e 25% de proteínas magras.
  • Não desconte as emoções na comida: muitas pessoas sofrem comcompulsões alimentares. Esse é um fato que acaba prejudicando a dieta e a vida de quem precisa emagrecer. Por isso, é bom ficar atento aos sinais. Caso você observe ter algum tipo de compulsão alimentar, talvez seja necessário buscar ajuda profissional. O psicólogo poderá lhe ajudar a entender os motivos que levam você a descontar as emoções em sua alimentação. E, se for o caso, encaminha para um psiquiatra que poderá ajudar com auxílio de medicamentos.
  • Não passar muito tempo sem comer: com a correria do dia a dia, é bem provável que suas refeições não sejam feitas na hora que deveriam. Ficar longos períodos sem comer é outro fator que faz com que algumas pessoas cometam excessos. Mesmo que você tenha uma rotina corrida, lembre-se de sempre ter um lanche à mão. Isso evitará que você passe muito tempo sem se alimentar ajudará em seu processo de emagrecimento. Mas é óbvio que esse lanche precisa ser saudável! Um nutricionista pode te ajudar a escolher os ingredientes ideais para preparar em casa ou ainda pode te ensinar a escolher opções prontas, para facilitar sua vida!
  • Comer sem pressa: o processo de mastigação de forma correta faz com que nosso estômago emita um alerta ao cérebro de que já não precisa de mais alimento. Antes mesmo de chegar a sua capacidade máxima, o estômago envia esse sinal para dizer que já está saciado. Porém, quando a pessoa come rápido demais e não faz a mastigação de forma correta, o cérebro não consegue interpretar esse sinal. Por isso, comer com calma e sem pressa é uma das formas de emagrecer com saúde.
  • Manter o corpo em movimento: praticar atividade física regularmente é uma das maneiras eficazes de emagrecer com saúde. Isso porque um emagrecimento saudável só é possível quando se gasta mais calorias do que se consome. A conta é simples! Para manter o corpo em movimento, caminhar ao menos 30 minutos diariamente já é o suficiente. Caso você seja do tipo atarefado, algumas substituições simples como subir escadas ao invés de usar o elevador já podem auxiliar no processo de queima de calorias. Além de potencializar seu emagrecimento, você terá muitos outros benefícios em prol de sua qualidade de vida.

É claro que cada indivíduo apresenta peculiaridades e necessidades diferentes. Por isso, esses são apenas alguns passos simples, para auxiliar que você possa emagrecer rápido e com saúde.

Antes mesmo de qualquer coisa, para emagrecer rápido e com saúde é necessário buscar orientação de profissionais capacitados. Somente o especialista poderá lhe passar orientações e um montar um plano alimentar personalizado para você.  Através da mudança de hábitos e conscientização será possível obter resultados duradouros.

Cada profissional tem sua forma de atuação e suas preferências, mas todos concordam quando o assunto é emagrecer com saúde. A reeducação alimentar juntamente a prática de atividade física é a chave para o sucesso do emagrecimento.  

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