Website do Distribuidor Oficial Spatz³ – Endoaccess

Como é o procedimento para colocar o balão intragástrico?

A informação é o melhor aliado da saúde. Conheça o passo a passo do tratamento com o balão intragástrico e tire dúvidas com o seu médico de confiança.

Avaliação com o médico

Uma das maneiras mais simples de saber se está acima do peso é calcular o seu Índice de Massa Corporal.

O IMC é uma medida utilizada para identificar a margem de peso saudável, conforme a altura de cada pessoa. O IMC acima de 25 kg/m² é um alerta para a saúde e a primeira recomendação é procurar um médico.

Calcule o seu IMC aqui

Caso seu IMC esteja realmente acima de 25 kg/m², isto significa que você está com sobrepeso. Sendo assim, é indicado consultar um especialista que avalie o caso para recomendar um tratamento para emagrecer.

Um dos tratamentos mais recomendados atualmente é a colocação do balão intragástrico no estômago, para controle de apetite.

O balão intragástrico serve como um estímulo para o emagrecimento. Associado à mudança de hábitos do paciente, o balão intragástrico pode oferecer resultados surpreendentes. O procedimento reduz a capacidade do estômago e provoca peso no abdômen, favorecendo a perda de apetite. Deste modo, o dispositivo se torna um grande aliado na reeducação alimentar para o emagrecimento saudável.

Exames clínicos e Laboratoriais

Após a consulta com o médico e a decisão pelo tratamento com balão intragástrico tomada, é preciso confirmar sua viabilidade. É necessário realizar alguns exames que garantam a segurança do paciente, eliminando riscos.

Por meio dos exames indicados pelo médico é possível identificar se o paciente possui alguma contraindicação ao balão intragástrico.

Podem ter contraindicações:

– Pacientes que já tenham feito alguma cirurgia gástrica,

– Pacientes com úlcera péptica,

– Pacientes com hérnia hiatal significativa,

– Pessoas com problemas de coagulação no sangue,

– Esofagite grave,

– Uso crônico de anti-inflamatórios,

– Alcoolismo,

– Ou algum outro problema de saúde que possa ser agravado pela colocação do balão intragástrico.

Por estes motivos, é fundamental que seja realizada uma endoscopia prévia, para averiguar as condições do paciente.

Colocação do balão intragástrico via endoscopia

Assim que o paciente for liberado para o tratamento, agenda-se a colocação do balão intragástrico. Ela ocorre por meio de um procedimento ambulatorial simples e sem cirurgia: a endoscopia. O balão intragástrico é inserido pela boca e levado até o estômago sem cortes.  Todo o processo pode durar de 20 a 30 minutos, apenas.

Ajuste do balão intragástrico via endoscopia

O balão intragástrico Spatz3 é o único do mercado brasileiro que possui sistema de ajuste de volume. Este sistema permite que o médico aumente ou diminua o volume do balão intragástrico sempre que necessário. O procedimento de ajuste de volume também é ambulatorial e dura aproximadamente 15 minutos.

Isso permite que o médico opte por iniciar com um volume baixo, até que o paciente se adapte ao tratamento. Estratégia que reduz os índices de abandono do tratamento a quase zero com o balão intragástrico Spatz3. Após a completa adaptação do paciente, o médico pode aumentar o volume aos poucos, garantindo um emagrecimento gradual e progressivo.

Mas o sucesso do tratamento não depende somente do aumento de volume do balão intragástrico. É preciso que o paciente se dedique e se comprometa com o processo de emagrecimento, mudando seus hábitos alimentares e de prática de exercícios.

Leia mais sobre a participação do paciente no tratamento aqui no Canal Spatz

Um dos momentos mais importantes do tratamento são os primeiros dias, quando a alimentação é baseada em líquidos.

Leia aqui as dicas da Nutricionista Marcela Castelucci para a dieta líquida do tratamento com balão intragástrico.

Retirada do balão intragástrico

O balão intragástrico Spatz3 tem autorização para permanência de até 12 meses ininterruptos no estômago do paciente. A decisão do tempo de tratamento é da equipe médica, conforme seu planejamento estratégico. Após o período determinado pela equipe em conjunto com o paciente chega o momento da retirada do balão.

Realizada por meio do mesmo procedimento ambulatorial e sem cirurgia, a endoscopia é indolor e sem cortes. O paciente recebe alta poucas horas após o processo, que dura aproximadamente 20 minutos.

Cenário Ideal para um tratamento eficiente e eficaz

O cenário ideal para que o tratamento com o balão intragástrico tenha sucesso é que ele ocorra com a orientação de profissionais com expertises específicas, porém complementares. A este time de profissionais damos o nome de Equipe Multidisciplinar:

Nutricionista

Ao longo do tratamento com o balão intragástrico, o nutricionista ensina a escolher, preparar e combinar alimentos que ofereçam saciedade. Sem deixar de lado o prazer de comer, com refeições mais nutritivas e menos calóricas.

Psicólogo

Para ajudar o paciente a manter-se engajado e comprometido com o tratamento, é recomendado o acompanhamento do psicólogo. Tratar as inseguranças, ansiedade e medos do paciente o auxiliam a encarar o tratamento com mais tranquilidade. Terapeutas alternativos também podem oferecer saídas para questões emocionais que estejam prejudicando o processo de emagrecimento. Ou até mesmo causando o excesso de peso.

Educador físico

Exercitar-se sem o acompanhamento de um profissional de educação física pode ser muito perigoso. Isto porque os exageros e a ausência de um planejamento podem ser muito piores do que o sedentarismo. Para evitar riscos de contusões, desidratação, problemas crônicos de coluna, entre outras adversidades associadas à prática de atividade física sem controle, o paciente deve procurar esta orientação.

Para saber mais sobre o tratamento com o balão intragástrico, continue acompanhando o Canal Spatz.

Encontre seu médico!