Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Cardápio para dieta pós cirurgia bariátrica

Cardápio para dieta pós cirurgia bariátrica

Quanto tempo demora para um paciente voltar a ter uma dieta normal após uma cirurgia bariátrica? Como é feita a dieta pastosa e a dieta líquida? Perguntas como essas são muito frequentes para pessoas que se submetem a gastroplastia. Especialista em obesidade, o nutricionista Gabriel Cairo Nunes conversou com o Blog do Canal Spatz e deu dicas importantes. Confira e tire todas as suas dúvidas!

Quanto tempo a pessoa demora para voltar a rotina normal de alimentação pós cirurgia bariátrica?

Segundo Gabriel, no Brasil é comum seguir o protocolo americano em casos de cirurgia bariátrica. “Nos três primeiros dias introduzimos uma dieta líquida, com poucos resíduos. Basicamente água, chá, isotônicos, água de coco e alguns tipos de suco natural diluído”.

Após os três primeiros dias o paciente passa para uma dieta líquida completa. Neste período são adicionados sucos ou leite de soja, caldo de sopa, sucos naturais, além de suplementação de proteínas.  A partir da terceira semana já é possível iniciar a dieta pastosa. “Neste momento o paciente passa a ingerir alimentos como purê de batata, leite batido com frutas, queijos amolecidos, etc”.

A partir do vigésimo dia pós bariátrica inicia-se uma dieta branda. “Nesta parte da dieta é feito o consumo de alimentos amolecidos. Legumes refogados, carne desfiada, arroz empapado, peixe desfiado e batata assada, por exemplo”. Completando um mês da bariátrica já é possível retornar com uma dieta normal, mas com supervisão profissional. “No começo da dieta o paciente não consegue atingir todas as recomendações de proteína e a supervisão profissional é fundamental”.

Dieta líquida:

A dieta líquida é a primeira parte do processo logo após a cirurgia bariátrica. O Dr. Gabriel Cairo Nunes explica que ela deve ser fracionada com 100ml a cada hora. “Pedimos sempre que o paciente intercale entre água e os outros líquidos, como chá, sucos. Nesta dieta também entram gelatinas, picolés de fruta, isotônicos, água de coco e até raspadinhas”.

Dieta pastosa:

Passados os primeiros dias pós cirurgia bariátrica o paciente entra na dieta pastosa. Segundo Gabriel, esse é um momento muito particular e que vai de acordo com a capacidade de cada pessoa. “Casa caso é um caso. O mais regular é um café da manhã com ovos mexidos ou um mamão amassado. O almoço pode incluir purê de batata com coalhada ou creme de ricota. Já no lanche da tarde um queijo na chapa e no jantar um purê de abóbora com caldo de feijão”.

No caso da dieta pastosa é necessário tomar cuidado com o volume ingerido. “Eu costumo pedir ao paciente que ele inicie a dieta com metade do volume que estamos orientado. Assim ele respeita a sua capacidade e após se acostumar passamos para a próxima fase da dieta”, explica Gabriel.

Quando voltar a comer alimentos sólidos:

A ingestão de alimentos sólidos após a cirurgia bariátrica varia. No Brasil o usual é que os alimentos entrem depois da terceira semana, mas com consistência mais amolecida. O nutricionista explica ainda que depois de três meses após a bariátrica o paciente está apto a fazer uma dieta sólida com todos os alimentos da rotina. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados. “A cirurgia bariátrica traz algumas dificuldades digestivas, especialmente com carne vermelha. É comum a aversão a proteína, pois ela não dissolve tão bem. Por isso é necessário manter uma suplementação e supervisão do paciente”.

O que não pode comer?

Uma cirurgia bariátrica requer cuidados especiais com a alimentação. Além de todo processo de dieta existem alimentos que devem ser evitados. Segundo nosso especialista alimentos com bagaço ou cascas muito fibrosas, açúcar e álcool não são recomendados.

Uma cirurgia bariátrica requer cuidados especiais com a alimentação. Além de todo processo de dieta existem alimentos que devem ser evitados. Segundo nosso especialista alimentos com bagaço ou cascas muito fibrosas, açúcar e álcool não são recomendados.

Canal Spatz

Add comment

Arquivos