Website do Distribuidor Oficial Spatz³ – Endoaccess

Cápsulas espalhadas fora do recipiente

O que é uma cápsula bariátrica?

A epidemia de obesidade do Brasil apresenta dados preocupantes para a situação da saúde pública em nosso país. Em tempos de pandemia a atenção com o sobrepeso devem ser ainda maiores. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a obesidade é o fator de risco para coronavírus mais relacionado à morte de pessoas com menos de 60 anos

Com isso, há uma maior procura por soluções eficazes de combate à obesidade. Se você se enquadra em mais da metade dos brasileiros que está lutando contra o excesso de peso, é bem provável que já tenha ouvido falar em cápsula bariátrica. Essa cápsula que promete substituir a cirurgia bariátrica tradicional, ao ser engolida se transforma em uma espécie de balão gástrico, auxiliando no emagrecimento.

Qualquer pessoa que precise emagrecer pode usar a cápsula bariátrica?

Não é bem assim! Primeiro é importante lembrar que, segundo as Diretrizes Brasileiras de Obesidade da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), o que torna um paciente elegível para realizar a cirurgia bariátrica é:

  • Idade entre 18 a 65 anos
  • Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 40 kg/m² ou 35 kg/m²
  • Uma ou mais comorbidades graves associadas ao excesso de peso, em que a perda de peso melhorará a condição de saúde do paciente.

Além disso, é necessário comprovar que já tenham sido testados todos os outros métodos de emagrecimento menos invasivos e reconhecidos pela OMS por pelo menos dois anos. Se ainda assim o paciente estiver em situação de obesidade ou obesidade mórbida, é possível que ele seja um candidato à cirurgia bariátrica. Também devem ser observados todos os parâmetros relacionados ao estado clinico do paciente, para que o procedimento não apresente riscos.

Os parâmetros para que uma pessoa utilize a cápsula bariátrica são diferentes dos estipulados para a gastroplastia. No caso da cápsula bariátrica, segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) – onde o estudo foi realizado, é necessário que a pessoa tenha IMC acima de 27kg/m² e que não tenha conseguido perder peso através de dieta e exercício.

Emagreça sem cirurgia

Mas como funciona, afinal, essa cápsula bariátrica?

Segundo os especialistas, a cápsula bariátrica foi criada para ser implantada no estômago do paciente sem sedação nem anestesia. Na presença do médico, o paciente engole o dispositivo em formato de pílula e recoberto por uma proteção de gel. Essa camada de gel se desfaz em contato com o ácido do estômago, liberando o balão. 

Depois que o balão é liberado de dentro da cápsula bariátrica, a equipe médica o posiciona e insufla adequadamente através de um cateter (via oral). Ao término da insuflação, este cateter é retirado por tração e uma válvula localizada no balão impede que aconteçam vazamentos no dispositivo da cápsula bariátrica.

Ao ser inflado, o balão gástrico ocupa parte do espaço do estômago, reduzindo sua capacidade de armazenamento. Dessa forma, a quantidade de alimento ingerido é reduzida, por isso a cápsula bariátrica promove a perda de peso.

Capsulas sobrepostas

Vantagens e desvantagens da cápsula bariátrica

Segundo os especialistas, a cápsula bariátrica pode ser uma opção para auxiliar a perda de peso. O procedimento de implantação da cápsula bariátrica é ambulatorial permite que a pessoa tenha um retorno precoce de suas atividades diárias.

Por outro lado, por ser um método novo, especialistas acreditam que sejam necessários mais estudos para que o tratamento com a cápsula bariátrica seja seguro. A cápsula bariátrica apresenta dificuldade para um posicionamento adequado no interior do estômago. Impossibilita a verificação de possíveis defeitos no balão, como falhas ou vazamentos durante sua implantação. Também não há como verificar na hora em que é ingerido se há alguma complicação relacionada implantação da cápsula bariátrica.

Riscos e complicações da cápsula bariátrica

Um a cada 10 pacientes que utilizam a cápsula bariátrica relatam sintomas como náusea e vômitos. Por conta desses efeitos adversos, alguns pacientes solicitaram a remoção precoce do balão, mas nenhuma complicação séria foi observada. Mesmo assim, é necessário um constante acompanhamento médico durante as 12 semanas de tratamento com a cápsula bariátrica.

Se não acompanhado adequadamente, o balão pode desinflar e causar: obstrução intestinal, refluxo, indigestão, dor de estômago e cólicas, prisão de ventre, diarreia, inchaço, úlcera gástrica e lesão no estômago ou esôfago. Por isso, é muito importante monitorar a cápsula bariátrica com frequência.

E quais os resultados esperados?

Como todos os outros métodos para emagrecimento, os especialistas atentam ao fato de que o tratamento com a cápsula bariátrica só será eficaz se o paciente fizer uma mudança em seu estilo de vida, principalmente em hábitos relacionados ao peso. Ter uma alimentação saudável e praticar atividade física é a grande chave para o sucesso de um emagrecimento eficaz. Não existem cápsulas bariátricas milagrosas, é necessário muito foco e determinação para obter bons resultados.

O resultado da perda de peso em si, vai variar de acordo com cada paciente e seu peso inicial. Não há uma regra, cada organismo reage de uma maneira a determinados tratamentos.

E qual é a alternativa?

Considerando que possivelmente você já tenha tentado de tudo para perder peso sem sucesso, é bem provável que a promessa milagrosa de emagrecimento da cápsula bariátrica tenha despertado seu interesse. O que ocorre é que o método ainda não apresenta relatos muito contundentes e parece não convencer em relação a sua segurança e eficácia.

No mesmo sentido de preencher o estomago com balão, existe a opção do balão intragástrico de volume ajustável Spatz3. O balão gástrico é inserido no estômago através de uma endoscopia. A esfera de silicone, após ser posicionada no local indicado, é inflada com soro fisiológico e um corante, o azul de metileno. Com isso, parte do espaço de armazenamento do estômago é preenchido. Dessa forma, o paciente em tratamento sente-se saciado mais rápido ingerindo uma quantidade menor de comida do que a de costume.

Balão intragástrico spatz 3

Por ter um tempo de permanência de até 12 meses no organismo, o emagrecimento acaba sendo eficaz. Segundo os especialistas, a taxa de perda de peso costuma diminuir após o sexto mês. Podendo o volume ser ajustado durante o período, a eficácia do tratamento pode ser prolongada por mais seis meses.

Outro fator importante é que o balão pode ser inflado e desinflado conforme a necessidade. Isso reduz os desconfortos possivelmente causados no início do tratamento, reduzindo o índice de abandono precoce do processo.

Se você está em tratamento para emagrecer, não deixe de conversar com seu médico. Se você tem dúvidas, pergunte a ele sua opinião em relação à cápsula bariátrica. Mas não deixe de questionar também sobre o balão intragástrico. É uma forma segura e não invasiva de combater o excesso de peso.

Saiba mais sobre o tratamento com Balão Spatz 3

Diferenciais do Balão Intragástrico Spatz 3:

O Balão Intragástrico Spatz3 é o único balão que possui o exclusivo sistema de ajuste e pode permanecer até um ano no estômago do paciente. Esses diferenciais ofertam o dobro de tempo em relação aos balões concorrentes para perda de peso, reeducação alimentar e adaptação aos novos hábitos. Desta forma, os índices de sucesso do tratamento com Spatz 3 são maiores.

O sistema exclusivo do Spatz3 permite ao médico aumentar ou diminuir o volume do balão quantas vezes julgar necessário. Isso possibilita que o médico opte por iniciar com um volume baixo, podendo aumentá-lo gradualmente, garantindo um emagrecimento progressivo.

O tempo de permanência prolongado do Spatz 3 traz melhores resultados de perda de peso. Os balões perdem o efeito após 3 a 4 meses. Apenas um balão ajustável possibilita que seu volume seja aumentado para renovar seu efeito.

O tratamento do balão gástrico é um tratamento extremamente seguro e simples. Sabemos que 70% da perda de peso do paciente ocorre logo nos primeiros 3 meses. Com o balão ajustável, nós propomos um ajuste entre o 3º e o 4º mês para que o paciente tenha um upgrade, uma melhora na sua saciedade para o final do tratamento, potencializando o resultado”, explica o Dr. Jimi Scarparo.

Saiba o que os médicos estão falando sobre o tratamento com Spatz 3

Histórias de sucesso com o Balão:

Médicos e enfermeiros de mãos unidas
Equipe Multidisciplinar

Milhares de pacientes conquistaram resultados expressivos com o uso do balão. Com maior tempo de permanência no estômago, o paciente tem tempo para melhorar a alimentação, criar hábitos mais saudáveis, além de ter um acompanhamento multidisciplinar que faz toda diferença no resultado. 

“Após eliminar oito quilos no primeiro mês minha autoestima melhorou muito e isso foi fundamental para o tratamento com Balão Intragástrico Spatz3. Também houve uma mudança alimentar, de forma gradual e sadia, com acompanhamento nutricional. Aprendi que o exagero não é saudável. Até hoje encontro pessoas que não haviam me visto após o tratamento e ficam surpresas com o feito. Essa sensação é fenomenal”, comenta Juliano José Christofoletti. 

É muito importante que o paciente tenha em mente que o balão é importante para o processo de perda de peso, mas que os resultados só virão com a dedicação e mudanças de hábitos. O acompanhamento multidisciplinar também é fundamental para o sucesso na perda de peso e deve ser feito com muita atenção.

Encontre o médico mais próximo de você:

Ficou interessado? Então entre em contato com a nossa equipe de especialistas seguindo as seguintes etapas:

  • Agende online sua avaliação com médico: Preencha o formulário com seus dados, de forma rápida, simples e segura: 100% online.

  • Confirme data com nossa equipe: Nossa equipe entrará em contato em até 48h úteis com indicação de data e horário com um médico especialista perto de você.

  • Realize sua avaliação com o médico: Na consulta marcada, o médico irá lhe avaliar e orientar sobre a indicação do balão intragástrico para o seu caso.

  • Agende a colocação do balão Spatz3: O balão intragástrico é introduzido no estômago do paciente por meio de um procedimento não cirúrgico, a endoscopia.

Faça seu agendamento agora mesmo