Website do Distribuidor Oficial Spatz³ – Endoaccess

Como a berinjela pode te ajudar a emagrecer

Você já deve ter ouvido falar que a berinjela é eficaz para quem quer emagrecer. Se você está em busca de perda peso, é bem provável que já tenha se deparado com receita de água de berinjela. Há também uma série de outras receitas, em que a berinjela aparece como ingrediente principal e prometem emagrecer.

Mas afinal de contas, isso é mesmo possível?

Sim! É possível emagrecer consumindo berinjela. É claro que somente ela não fará milagres!  A prática de exercícios, junto a uma alimentação equilibrada, garantirá uma perda de peso mais eficaz e de forma saudável. Ela ajuda a emagrecer por ser composta por mais de 90% de água e ser um alimento de baixíssima caloria: são apenas 20 kcal em 100g do legume.  A grande quantidade de água presente em sua composição faz com que sua ação diurética reduza a retenção de liquido.

Além disso, ela é rica em fibras, sais minerais (zinco, cálcio, magnésio, potássio e ferro), antioxidantes, vitaminas A, do complexo B e C. As fibras melhoram o funcionamento do intestino e promovem saciedade. Com isso, há uma menor ingestão de calorias entre as refeições, o que ajudará a emagrecer.  Suas fibras solúveis aumentam a produção de ácido graxo e reduzem os níveis de colesterol do sangue.

Alimentos chave para um emagrecimento saudável

Outros benefícios da berinjela

Os benefícios da berinjela vão muito além de ajudar a emagrecer! Os polifenóis, que são poderosos antioxidantes, a niacina, vitamina C e suas fibras, ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Estudos realizados sugerem que os antioxidantes, presentes no legume, reduzam os riscos de doenças cardíacas. Ademais, os fitonutrientes e substâncias, como a tripsina e ácido clorogênico, encontrados na berinjela, são considerados anticancerígenos. 

E a água de berinjela, funciona?

Segundo nutricionistas, as fibras solúveis, já citadas anteriormente, são as responsáveis por tornar possível emagrecer com a água de berinjela. Quando é colocada de molho, a berinjela solta essas fibras na água. A água, que fica cheia das fibras solúveis, ao ser ingerida cria uma espécie de gel que absorve e elimina parte da gordura. Junto a isso, a sensação de saciedade, e seu efeito diurético, reduz o inchaço e elimina toxinas do organismo. Porém, para que ajude a emagrecer a água não deve ser coada.

Conheça o balão intragástrico, método eficaz no combate à obesidade.

Abaixo, passaremos a receita de água de berinjela, caso você queira testar:

Ingredientes:

Uma berinjela de tamanho médio. Caso seja possível, é bom optar pela orgânica, já que a casca deve ser preservada.  

  • 1 limão
  • 1 litro de água
  • Uma jarra de vidro

Modo de preparo:

  • Primeiro, lave bem a berinjela com um pouco de vinagre de maçã e bicabornato, isso garantirá que a casca fique bem higienizada.
  • Corte a berinjela em rodelas de mais ou menos um centímetro e as insira dentro da jarra com a água.
  • Deixe a jarra na geladeira a noite inteira para que a berinjela libere as fibras na água.
  • Pela manhã, esprema o suco do limão na água e tome em jejum.

Dessa forma, a berinjela certamente irá te ajudar a emagrecer. Mas lembre-se: é necessário uma reeducação alimentar, junto à atividade física para que seja possível emagrecer com a ajuda da berinjela.