Website do Distribuidor Oficial Spatz³ – Endoaccess

Apesar de acordos entre governo e indústria terem reduzido o sódio de alimentos processados o brasileiro ainda consome muito sal

O brasileiro consome mais do que o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por este motivo, há quatro anos o governo federal firmou um acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) para diminuir paulatinamente, até 2020, o sódio de 70% dos alimentos processados produzidos no país.

Mas, infelizmente, pouco mudou. A população continua a consumir aproximadamente 12 gramas de sal diariamente enquanto o limite considerado saudável pela OMS é de apenas 5 gramas. Entretanto, um dado preocupante é que 85% das pessoas acredita que não consome sal em excesso.

Esta semana o Ministério da Saúde divulgou que a indústria alimentícia alcançou metade da meta de reduzir 28.562 toneladas de sal do mercado, mas só tem mais quatro anos para cumprir toda a determinação.

Não é uma coincidência que 25% dos brasileiros possuam hipertensão arterial, uma das consequências do consumo excessivo de sal, que também pode provocar doenças cardiovasculares e renais, entre outras.

Junto a isso, mais da metade dos brasileiros está acima do peso ideal, sinal de que a alimentação como um todo está sendo negligenciada pela população.

Alimentar-se com saúde é uma das principais atitudes para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis que são responsáveis por 70% das mortes no país. E nunca é tarde para mudar os hábitos alimentares.

O tratamento de emagrecimento com o balão intragástrico ajustável associado ao acompanhamento de um nutricionista pode mudar a consciência alimentar e melhorar a qualidade e a expectativa de vida do brasileiro. A mudança começa com a tomada de decisão para a mudança de comportamento. Basta decidir viver mais e melhor!

 

Fonte: BBC