Website do Distribuidor Oficial Spatz³ – Endoaccess

alimentos que saciam

Por que é importante comer alimentos que saciam para emagrecer?

  • Entenda porquê alguns alimentos podem ajudar a emagrecer, inibindo a fome por mais tempo;
  • Conheça 7 alimentos e preparações que auxiliam no emagrecimento.

A principal preocupação de quem quer emagrecer é a alimentação, é claro. Mas será que estamos fazendo do jeito certo? Nós preparamos um material muito bacana para explicar por que precisamos escolher os alimentos certos para emagrecer com mais eficiência. E o mais legal de tudo é que dá para fazer isso sem deixar de lado o prazer de comer!

Ficou com curiosidade? Então segue com a gente, porque hoje o Canal Spatz vai falar sobre os alimentos que promovem mais saciedade e são grandes aliados de quem está na luta para emagrecer com saúde.

De acordo com especialistas em tratamentos para emagrecer, um dos erros mais comuns das pessoas ao iniciarem dietas de emagrecimento é a contagem vazia de calorias. Mas o que isso significa?

Fundamentalmente a conta para emagrecer é simples: ingerir menos calorias do que se gasta. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ingestão diária de calorias para um adulto deve ser de 2.500 kcal, em média. Porém, essa é apenas uma média, cada pessoa tem uma necessidade de acordo com suas características físicas.

Para determinar a quantidade de calorias que cada organismo necessita é necessário avaliar a Taxa Metabólica Basal (quantidade de energia que o organismo precisa para funcionar bem), quantidade de atividades físicas e o efeito térmico dos alimentos. Também se avalia peso, altura, sexo, idade e estrutura corpórea do indivíduo. Isso pode ser feito pelo seu médico ao iniciar um tratamento para emagrecer.

Parece que ficou complicado, não é mesmo? E é complicado mesmo, porque calcular calorias dá um trabalho enorme para quem quer emagrecer com saúde. Verificar a quantidade de calorias em um rótulo é fácil, mas e para calcular as calorias do seu prato de almoço?

Preocupado com o crescimento da presença de produtos processados na mesa do brasileiro, o Ministério da Saúde lançou no ano passado a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira , cartilha com orientações para uma alimentação saudável, econômica e segura. E uma delas é pontualmente incentivar a população a diminuir o consumo de industrializados. Isto porque eles geralmente possuem altos níveis de gorduras, açúcares, sódio, conservantes, corantes, espessantes, estabilizantes, aromatizantes… Ingredientes que se consumidos diariamente e em excesso podem prejudicar e muito a saúde, além de serem vilões de quem quer emagrecer.

Por isso, a indicação do Canal Spatz é: esqueça as calorias!

Comer com consciência e aprender a funcionalidade de cada alimento para fazer melhores escolhas é o caminho mais fácil e mais eficiente para emagrecer.

De acordo com nutricionistas e nutrólogos, o mais importante para quem quer emagrecer de maneira saudável é consumir alimentos cuja digestão é mais demorada. Alimentos que promovam mais saciedade, ou seja, que façam a pessoa se sentir saciada mais rapidamente. E melhor ainda: alimentos que prolonguem essa sensação de saciedade por mais tempo. São os chamados alimentos sacietógenos.

O que são alimentos sacietógenos e por que eles ajudam a emagrecer?

Alguns alimentos, como salgados, industrializados e comidas gordurosas, muitas vezes oferecem pouca sensação de saciedade. Justamente os alimentos que mais engordam geralmente são os que menos nos fazem sentir saciados. Isso faz com que seja difícil de ingerir uma quantidade razoável para emagrecer. A pouca saciedade que eles proporcionam não compensa, porque vem acompanhada de muitas calorias.

Os alimentos sacietógenos são aqueles que promovem mais saciedade. Em geral, são ricos em proteínas e fibras solúveis, ou seja, que se dissolvem na água. Por isso, é fundamental que ao adotar uma alimentação rica em alimentos sacietógenos a pessoa tenha consciência de que é imprescindível beber bastante água.

Aprender como a comida ingerida funciona no corpo e, melhor ainda, como cada alimento age nos sistemas do organismo é a chave para a reeducação alimentar.

Para ficar mais fácil emagrecer com saúde, o Canal Spatz selecionou 7 alimentos sacietógenos para auxiliar no seu processo de fazer as pazes com a comida.

Então anota aí:

7 alimentos e preparações que não engordam e promovem saciedade para emagrecer com saúde e prazer em comer

  1. Grãos saciantes

Os grãos são super aliados para quem quer emagrecer. Mas é preciso escolher os 100% integrais. Porque os grãos processados ou refinados perdem parte da sua função no estímulo à saciedade, que são as fibras. Os grãos ricos em proteínas e fibras solúveis em água são os ideais. Ex: arroz integral, aveia, feijão, chia, amaranto, linhaça, painço, lentilha, grão de bico etc.

2. Vegetais que gastam energia

Existem alguns vegetais que demandam muita energia do nosso corpo para realizar sua digestão. Veja só que conta mágica: uma xícara de brócolis contém apenas 25 calorias, mas o corpo precisa de 80 calorias para digerir essa quantidade de brócolis. Outros vegetais que fazem essa conta invertida e ajudam a emagrecer são: aspargos, couve-flor, aipo, abobrinha, entre outros.

3. Sopas e não cremes!

Pesquisas demonstram que pessoas que incluem sopas na alimentação consomem menos calorias nas refeições e se sentem saciadas. Escolha sempre caldos com vegetais ricos em fibras para te ajudar a comer menos. Mas lembre-se de manter suas mãos longe da cesta de pães. Prefira como acompanhamento uma fatia de pão integral torrado. Por favor, não engane a si mesmo! Creme não é sopa. Preparações de vegetais batidos com leite, creme de leite, manteiga e outros alimentos gordurosos não são como as sopas para emagrecer. Sopa para emagrecer é: caldo a base de água com legumes ou carnes magras (músculo é ótimo para preparar sopas)! Dica extra: tempere bastante e use menos sal.

4. Carnes magras

O bife de carnes magras oferece micronutrientes como ferro e zinco, além de bastante proteína. Esse alimento pode ser acompanhado por arroz integral, feijão sem carnes bem temperadinho e uma rica salada. Um prato completo típico brasileiro que oferece saciedade e ajuda a emagrecer. Exemplos de carnes magras: patinho, maminha, músculo, lagarto, filé mignon, coxão duro, coxão mole, músculo.

5. Coma mais peixe!

É comprovado por estudos científicos que o peixe branco cozido oferece saciedade por bastante tempo. Além disso, os peixes são ricas fontes de nutrientes muito preciosos para o pleno funcionamento do nosso organismo como antioxidantes. Opte por consumir peixes magros preparados no vapor ou grelhados com um fiozinho de azeite extravirgem. Exemplos de peixes que ajudam a emagrecer: abadejo, atum, bacalhau, cação, corvina, carpa, dourado, linguado, espada, lambari, merluza, namorado, tainha, pintado, truta etc.

6. Não tenha medo das saladas!

As saladas podem ser maravilhosamente deliciosas. Basta ter um pouquinho de disposição para pesquisar preparações inusitadas e ingredientes diferentes. O preconceito com as saladas vem desse entendimento de que salada não é comida. Porque as pessoas conhecem poucas receitas. Mas vale muito à pena ir atrás de receitas bacanas para tornar a salada uma refeição do dia a dia. Ela pode ser a melhor amiga de quem quer emagrecer sem perder o prazer de comer. Escolha verduras (alface, rúcula, agrião, espinafre etc), que contêm pouquíssimas calorias e bastante fibras, frutas que são ricas em fibras e vitaminas e queijos magros, que oferecem proteínas. Tudo isso ajuda a emagrecer oferecendo mais saciedade por mais tempo.

7. Frutas com bastante água

As frutas são coringas da alimentação de quem quer emagrecer. Isso porque elas são doces e podem substituir sobremesas gordurosas com preparações deliciosas. Mesmo que nem todas as frutas tenham grande influência na saciedade, existem algumas que ajudam e muito. Ex: maçã, uva, banana, melancia, figo etc.

Gostou das dicas?

A mais importante delas é: procure um nutricionista. Se você não quiser ou não puder fazer o investimento de um acompanhamento mais constante com um nutricionista, faça ao menos uma consulta. Para emagrecer com saúde, o nutricionista pode te ajudar a entender melhor quais alimentos promovem mais saciedade com baixas calorias.Informe-se sempre com qualidade. Os conteúdos do Canal Spatz podem te ajudar a ter mais consciência sobre a sua saúde.