Website do Distribuidor Oficial Spatz³ – Endoaccess

alimentos aceleram metabolismo

Alimentos que aceleram o metabolismo

Conheça 5 ingredientes que vão te ajudar a emagrecer com saúde

A luta por emagrecimento é constante na vida de muitas pessoas. Nós já falamos diversas vezes sobre a importância de praticar atividade física e reeducar alimentação para emagrecer com saúde aqui no Canal Spatz. Somente modificando velhos hábitos é possível chegar a resultados eficazes e duradouros.

Para ajudar a potencializar seu processo de emagrecimento, falaremos hoje sobre alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo. Selecionamos 5 alimentos que auxiliam no processo de emagrecimento saudável.

O que é metabolismo

Primeiro, vamos falar um pouco sobre o metabolismo e sua atuação em nosso organismo. Ele é o grande responsável por controlar a síntese e a degradação de substâncias ingeridas na alimentação. Por meio de processos bioquímicos correspondentes às funções do metabolismo, é possível controlar a respiração, regular a temperatura corporal e o gasto de energia. Ou seja, o metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. 

Nosso metabolismo passa por duas fases distintas, conforme explicamos abaixo:

  • Anabolismo: Essa fase está relacionada às reações bioquímicas de síntese de compostos orgânicos estruturais e funcionais. Isso quer dizer que nesse período é que ocorre a produção de moléculas mais complexas como as proteínas, enzimas e hormônios. O processo de anabolismo é importante para o devido desenvolvimento do organismo e para reparar danos celulares.
  • Catabolismo: Essa é a fase que corresponde às reações bioquímicas de degradação. É quando são produzidas moléculas mais simples partir de moléculas mais complexas. Algumas reações de degradação de substâncias orgânicas são feitas para que se possa conseguir obter energia. Atividades simples, mas vitais, como movimentação, respiração, controle da temperatura e ação do nosso sistema nervoso são possíveis através do catabolismo. 

Para que o nosso organismo funcione da forma correta e atinja a homeostase (equilíbrio das funções corporais), é preciso que o anabolismo e o catabolismo estejam em perfeito equilíbrio. 

Se o organismo está descompensado e o anabolismo está mais presente, pode ocorrer ganho de massa muscular. Quando ocorre o contrário e o catabolismo está em maior evidência, o organismo perde massa muscular. 

Vale ressaltar que para que o anabolismo aconteça, ele precisa de energia. Ou seja, o catabolismo tem influência direta sobre o anabolismo. É ele quem fornece energia necessária para que a síntese de biomoléculas ocorra naturalmente.

Além do anabolismo e do catabolismo há o metabolismo basal que indica a energia mínima disponível no nosso corpo para que ele funcione adequadamente. 

Em outras palavras, metabolismo é o processo em que nosso corpo transforma os alimentos consumidos em energia.

A forma como o metabolismo funciona é diferente de pessoa para pessoa. O que se sabe é que um metabolismo mais acelerado pode facilitar o processo emagrecimento. 

Alimentos que aceleram o metabolismo

O principio básico de alimentos que aceleram o metabolismo é a capacidade que eles têm em aumentar a nossa temperatura corporal.  Os alimentos termogênicos, como chamados, “obrigam” o organismo a trabalhar mais durante o processo digestivo. Dessa forma, há um aumento da queima de calorias que, consequentemente, ajuda no emagrecimento. Além dos termogênicos agirem acelerando o metabolismo, existem outros benefícios em consumir esses alimentos. Eles são capazes de melhorar a circulação sanguínea, aumentar a imunidade e estimular a digestão.

Abaixo, separamos uma lista com cinco alimentos termogênicos para te ajudar a acelerar o metabolismo e emagrecer: 

  1. Gengibre: os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, econtrados no gengibre, aumentam a temperatura corporal. Quando isso ocorre o organismo queima as calorias armazenadas, para garantir o aceleramento de suas funções. De maneira menos direta, o gengibre age melhorando a digestão, outro processo importante no emagrecimento. A raiz pode ser utilizada para sucos, chás e vitaminas ou também em pó, para temperar os alimentos. 
  2. Pimenta: a capsaicina presente na pimenta é um potente estimulante do metabolismo. O consumo regular dessa substância aumenta a termogênese, que por sua vez aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo.  O aumento da temperatura faz com que o organismo utilize seu estoque de gordura para produzir energia necessária para que o corpo atinja sua temperatura normal. 
  3. Canela: a canela ao ser digerida facilita a entrada da glicose nas células e eleva a temperatura corporal. Por conta disso, o pâncreas libera menos insulina. A produção de insulina prejudica o funcionamento do metabolismo, bloqueando a queima de gordura. Como a canela reduz essa produção, os ácidos graxos são melhores aproveitados como fonte de energia.
  4. Óleo de coco: os ácidos graxos de cadeia média presentes no óleo de coco ajudam a acelerar o metabolismo. Uma boa dica é substituir fontes de gordura pelo óleo de coco. Nos refogados, por exemplo, troque a manteiga ou o óleo vegetal que você costuma usar pelo óleo de coco.
  5. Água gelada: é claro que beber água na quantidade adequada é indispensável para o bom funcionamento do organismo. Muitas vezes confundimos sede com fome e acabamos comendo mais do que o necessário. Porém o que poucos sabem é que a água gelada pode ajudar ainda mais no processo de emagrecimento. Ao consumir água gelada, o corpo usa energia para equilibrar a temperatura. Como a água não possui calorias, o corpo gasta calorias armazenadas para estabilizar a temperatura. Por isso vale investir em algumas pedrinhas de gelo em seu copo, para acelerar ainda mais seu metabolismo. 

É importante saber que as dicas acima são apenas dicas! Não devem ser utilizadas como substituição de um plano de emagrecimento supervisionado. Os alimentos termogênicos são apenas auxiliares para acelerar o metabolismo e potencializar o emagrecimento. Mesmo que sejam alimentos naturais, há contraindicação em alguns casos. Além disso, o consumo exagerado de alimentos termogênicos pode causar efeitos colaterais indesejados como tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais.

Se você estiver enfrentando problemas em seu processo de emagrecimento, é indispensável a orientação de profissionais especializados (endocrinologista, gastroenterologista, nutricionista, nutrólogo etc). Somente eles poderão lhe orientar de forma segura e assertiva, montando uma estratégia personalizada para o seu caso. Cada organismo apresenta necessidades e condições de saúde diferentes, por isso deve ser avaliado de forma única. Aquilo que funcionou com um conhecido não necessariamente será indicado para você. 

Encontre aqui um médico qualificado em sua região e converse com ele sobre seu problema com a balança. Ele saberá lhe ouvir e poderá orientar melhor plano para o sucesso do seu emagrecimento. 

Quer receber mais conteúdos como esse? Então cadastre-se para receber nossos materiais!