Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

Alimentos Diuréticos: saiba quais são os benefícios

alimentos diureticos
Voiced by Amazon Polly

Cada alimento possui a sua função em nossa vida. Os diuréticos, por exemplo, são responsáveis por ajudar o corpo a diminuir o inchaço e pressão arterial. 

Também contribuindo para a hidratação, os alimentos diuréticos possuem grande quantidade de água, por isso ajudam a reduzir o inchaço do corpo. Se você está precisando baixar a sua pressão arterial, apostar nos alimentos diuréticos é uma ótima ideia! São desintoxicantes, perfeitos para dietas de emagrecimento, além de serem considerados excelentes fontes de minerais, magnésio, potássio, fibras e reguladores do nosso metabolismo. Através da diurese, as toxinas são liberadas pelos rins de forma natural, aliviando até mesmo a tensão pré menstrual.

Saiba quais são s principais alimentos diuréticos para adicionar nas suas compras: 

Melancia 

Um dos principais diuréticos naturais, a melancia possui a água (90%) como um de seus principais componentes – facilitando a eliminação de excesso de líquidos do corpo. Possui alta taxa de minerais e vitaminas, atuando como um remédio natural. Também conta com aminoácidos que melhoram o fluxo sanguíneo. 

Salsa 

Pode parecer estranho, mas a salsa não é apenas um tempero. Ela oferece diversos benefícios que favorecem a eliminação de líquidos e outras toxinas. Você pode adicionar em pratos, ou consumir diretamente na salada. Combate a infecção urinária, fortalece o sistema imunológico, controla a hipertensão e previne até mesmo o envelhecimento precoce. 

Pepino 

Rico em água e vitaminas C, K, A e J o vegetal ajuda a manter o corpo hidratado, bom funcionamento do intestino e otimiza o fluxo urinário. Sua casca e as sementes são ricas em betacaroteno e também podem ser usadas – elas contribuem para a pele, cabelos e saúde dos olhos. Ótimo para receitas de desintoxicação, ele elimina os ácidos úricos ajudando a evitar a retenção de líquidos.  

Abacaxi 

Essa fruta tropical possui grande quantidade de manganês, ferro, fibras magnésio e água. É um poderoso diurético que ajuda o sistema urinário, combate a retenção de líquidos – eliminando rapidamente as toxinas. Rico em vitaminas A, B e C, o abacaxi também é um ótimo digestivo. Atua como anti-inflamatório, reduz risco de trombose, diminui as dores musculares e ajuda a perder peso. 

Cenoura 

Grande fonte de vitamina A, a cenoura auxilia na pele, cabelos, visão e processo digestivo. Seus minerais e antioxidantes ajudam a diminuir a quantidade de líquidos do corpo, exercendo a função detox. Ela estimula a ação dos minerais como potássio e silício em nosso metabolismo, exercendo alto poder diurético. 

Limão 

Se você sofre de hipertensão o limão é um ótimo aliado para controlar a pressão arterial. Muito utilizado nas receitas detox, essa fruta previne doenças do trato urinário, desempenhando papel diurético. Basta adicionar o suco do limão na água e em outros alimentos para aproveitar todos os seus benefícios, deixando-os ainda mais saborosos. 

Chá de cavalinha com hibisco 

A união destes dois chás apresentam diversos benefícios. A cavalinha possui nutrientes como potássio, vitamina C, cálcio e fósforo, agindo praticamente como uma drenagem linfática – eliminando o excesso de água, mantendo os sais minerais e aliviando o inchaço. Já o chá de hibisco tem ação diurética, ideal para quem retém grandes quantidades de líquido. 

E não poderíamos deixar de fora o elemento mais importante da lista!

Água 

Mantendo o seu corpo sempre hidratado, não existem motivos para a retenção de líquidos. A água é o elemento mais eficaz e fundamental para o efeito diurético. O ideal é beber no mínimo 2 litros de água por dia. Para facilitar, multiplique 35 pelo seu peso – por exemplo, uma pessoa de 80 quilos deve beber 2800 ml de água por dia. Para deixar mais interessante ao seu paladar, adicione gotas de limão, rodelas de pepino e pedaços de gengibre. 

Mas como faço para evitar o inchaço? 

Nosso sistema linfático não possui um propulsor central, ou seja, é necessário fazer algumas mudanças na rotina. Hábitos como a prática de atividades físicas, consumo correto de água, dieta equilibrada e ingestão de alimentos que auxiliam na eliminação de toxinas é muito importante para obter os resultados desejados. 

Os alimentos diuréticos ajudam a emagrecer? 

Lembre-se, os alimentos diuréticos não emagrecem, eles ajudam nosso corpo a desinchar. Eles causam um efeito significativo nas pessoas com tendência a reter líquidos, mas não reduzem a gordura corporal. 

Para finalizar, anote algumas receitas simples com alimentos diuréticos:


Salada de maçã e salsão: 


2 xícaras (chá) de maçã em cubos
2 colheres (sopa) de suco de limão
1/2 xícara (chá) de maionese light
1/2 pote (85g) de iogurte natural desnatado
1 xícara (chá) de salsão em tiras
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
1/2 xícara (chá) de uvas-passas
Folhas de 1 pé de alface americana
1 xícara (chá) de gomos de laranja

Misture a maçã, o iogurte, suco de limão e a maionese levando a geladeira por 30 minutos. Disponha em uma tigela o salsão, alface, nozes e passas. Pegue a mistura que está na geladeira e espalhe na salada. Aproveite! 

Suco desintoxicante e diurético:

200 ml de água de coco ou água filtrada gelada

1 folha de couve

1 fatia de melão ou abacaxi

suco de 1 limão

hortelã e salsinha a gosto

Esse é super simples, basta bater tudo no liquidificador, sem coar (as fibras são muito importantes para o sistema digestivo). Pronto, é só beber! 

Calcule seu IMC!

Canal Spatz

Add comment

Arquivos