Website do Distribuidor Oficial Spatz³ – Endoaccess

Alimentação saudável: saiba quais são as quantidades ideais de cada tipo de alimento no seu prato

Uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que estão em busca da alimentação saudável e pretendem iniciar o tratamento de emagrecimento com o Balão Intragástrico ou que já colocaram o balão é: o que colocar no prato?

O mais indicado pelos especialistas em emagrecimento é o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por nutricionistas que montam uma dieta adequada a cada pessoa, de acordo com suas necessidades e todo seu histórico médico e pessoal. Entretanto, há algumas dicas que valem como base para uma alimentação saudável em geral.

Café da manhã

Pular o café da manhã está fora de cogitação para quem busca uma alimentação saudável. A refeição mais importante do dia é o desjejum. Já que o corpo passou muitas horas sem alimento, gastando energia durante o sono, já que o corpo continua trabalhando para manter suas funções básicas. É preciso, portanto, recarregar as energias para o dia. Além disso, comer bem no café da manhã garante a manutenção do metabolismo, evitando grande ingestão de alimentos no almoço.

Combine sempre uma fonte de proteína, uma fruta e um carboidrato. Prefira opções com baixo teor de gordura e açúcares e ricas em fibras.

Ex: leite de soja, pães integrais, mamão papaia, ricota, leite desnatado, granola, banana, queijo branco, suco verde, melão, iogurte, suco de laranja, tapioca enriquecida com fibras, castanhas etc.

Evitar: pão francês (ou de trigo) de farinha branca, manteiga, queijos amarelos, salame, presunto, açúcar, leite integral etc.

Almoço e Jantar

O passo a passo das maiores refeições do dia é fácil:

  1. Preencha ½ do prato com vegetais crus e cozidos (alface, cenoura, rúcula, tomate, couve, agrião etc);
  2. Separe ¼ do prato para uma porção de proteína animal, escolhendo sempre partes mais magras do animal (ovo, carne de boi, frango, peixe) e uma porção de proteína vegetal (feijão, soja, lentilha, ora-pro-nobis etc);
  3. No ¼ restante, coloque fontes de carboidrato (batata comum ou doce, aipim ou mandioca, mandioquinha ou batata baroa, arroz integral, massas integrais etc).

Lanchinhos

A indicação da unanimidade dos especialistas em emagrecimento é comer a cada três horas, para manter o metabolismo ativo. Portanto, entre as refeições, opte por pequenas porções semelhantes ao café da manhã.

Fonte: Meu Prato Saudável (http://meupratosaudavel.com.br/)