Website do Distribuidor Oficial Spatz³ – Endoaccess

A importância da mastigação no processo de emagrecimento

Paulo Sartori, Cirurgião Dentista e colaborador do blog Mundo Yoga Scheridan, explica porque aprender a mastigar corretamente é fundamental para a reeducação alimentar e a busca pelo emagrecimento saudável.

Estar atento à mastigação e, principalmente, aprender a mastigar corretamente é extremamente importante para pessoas que estão em processo de emagrecimento com o Balão Intragástrico Ajustável. Isto porque mastigar, assim como andar ou respirar, é uma ação à qual raramente damos atenção, para perceber se a estamos fazendo corretamente.

Por que mastigar corretamente é tão importante para portadores do Balão Intragástrico Ajustável? Antes precisamos entender o papel da masgtigação na nossa alimentação.

A energia que necessitamos para nos manter vivos vem principalmente dos alimentos que ingerimos. E este processo de transformação do alimento em energia começa na boca com a mastigação, que é a principal função do sistema estomatognático. É uma atividade extremamente complexa, regulada pelo sistema nervoso central.

De uma maneira bem simples, podemos dividir o ato de mastigar em duas etapas: a primeira, consciente, e a segunda, inconsciente (involuntária). Vamos conversar sobre a etapa consciente, onde podemos atuar.

Quando sentimos fome e pensamos em alguma coisa que gostaríamos de comer já começamos a produzir mais saliva (“me deu água na boca”). Ao colocarmos o alimento na boca precisamos mastiga-lo, ou seja, tritura-lo, fragmenta-lo ao mesmo tempo em que ele é misturado à saliva. Este é o momento consciente da mastigação, e é fundamental para que todo o processo de transformação do alimento ocorra bem.

O bolo alimentar que será deglutido tem que ser formado por partículas bem pequenas de alimento envolvidas em saliva e não por pedaços de comida que mal foram cortados. Na saliva há enzimas que são fundamentais para o início do processo de digestão dos alimentos.  Se engolirmos “pedaços”, imagine o quanto mais difícil será o trabalho para digerir o alimento, para que no final do processo possamos extrair todos os nutrientes e, consequentemente, toda a energia de que tanto precisamos.

Além disso, a mastigação tem um papel muito importante em auxiliar o Balão Intragástrico Ajustável no controle da saciedade durante o tratamento e, posteriormente, na manutenção deste controle após a retirada do balão. Mastigar corretamente auxilia o corpo a manter equilibrada a relação entre a fome e a saciedade. A regulação desta relação se dá no hipotálamo. Ao mastigarmos estamos mandando “mensagens” ao hipotálamo que vai entender que, se mastigarmos bastante e demoradamente, estamos ficando saciados e, portanto,  não sentiremos necessidade de comermos muito. Além disso, como o estômago demora cerca de 20 minutos para começar a mandar as suas mensagens ao hipotálamo, se você comer rapidamente e mastigando pouco, vai ingerir uma quantidade maior de alimento sem ter a sensação de estar ficando saciado, e assim você corre o risco de comer além do necessário e engordar.

O hipotálamo vai receber também informações do intestino relacionadas à absorção de nutrientes. Se a sua mastigação foi eficiente e triturou de verdade os alimentos, a absorção no intestino será de melhor qualidade e você se sentirá saciado com uma quantidade menor de alimento.

Por isso, mastigue conscientemente. Faça isso devagar e muitas vezes. Cuide bem dos seus dentes e questione o seu dentista sobre a sua condição de oclusão (relacionamento dos dentes superiores com os inferiores) e consequente qualidade da sua mastigação.

Um abraço e até a próxima.

Paulo Sartori.