Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

A dieta da proteína realmente funciona?

dieta da proteína
Voiced by Amazon Polly

Será que a dieta da proteína traz todos os resultados que promete?

O Canal Spatz buscou informações científicas a respeito e tem a resposta!

Antes de tudo, você sabe o que é a dieta da proteína? Disseminada como uma fórmula de emagrecimento milagrosa, a supostamente nova “dieta da proteína” é nada mais nada menos do que a velha proposta do Dr. Robert Atkins. A Dieta Atkins foi desenvolvida pelo cardiologista americano nos anos 60 e foi publicada no livro “A Dieta Revolucionária do Dr. Atkins”, em 1972. A publicação vendeu mais de 10 milhões de cópias e segue sendo reeditada até hoje.


Esse sucesso todo aconteceu porque a dieta da proteína promete o emagrecimento sem restrições de calorias. Tudo o que qualquer pessoa deseja, não é mesmo? Imagine só comer a quantidade de comida que quiser e ainda por cima emagrecer! Com uma única restrição: todo e qualquer tipo de carboidrato está proibido!

Como assim?
A proposta do Dr. Atkins é a de que a pessoa que aderir a dieta da proteína deve abolir todo tipo de carboidrato da sua alimentação. Ou seja, pães, arroz, feijão, batata, frutas, massas, doces e boa parte das verduras. Para ele, explicando de uma forma bem simples, os carboidratos são os responsáveis pelo ganho de peso. Por isso, basta eliminá-los da dieta.


Mas então o que é permitido comer na dieta da proteína?
Apenas alimentos ricos em proteínas e que não tenham nenhum tipo de carboidrato em sua composição. São eles: carnes, ovos, embutidos, bacon, queijos amarelos etc. Sendo assim, a dieta da proteína é também rica em gorduras e lipídios. Uma dieta muito monótona e bem perigosa para a saúde. Mas sobre isso, falaremos mais adiante! A grande questão colocada primeiramente aqui é se a dieta da proteína funciona ou não.

Sim, a dieta da proteína funciona para um único fim: emagrecer de forma rápida, por pouco tempo. Isso porque o consumo excessivo de proteínas induz à saciedade, ou seja, à perda de apetite. Isso faz com que as pessoas consigam comer muito pouco, sem sentir fome.


Onde está o problema, então?

O primeiro problema está na duração da dieta. Quem consegue viver só de presunto, queijo e bife, sem um pão, um legume, arroz, feijão ou uma massa para acompanhar? Fica muito difícil manter a dieta por mais de uma semana, segundo estudos. Muitas pessoas que começam a dieta da proteína, logo a abandonam e voltam a ganhar peso. E muitas vezes numa velocidade muito rápida.


Um segundo problema – e bem mais sério do que o primeiro, diga-se de passagem – é que a dieta da proteína tem um alto teor de colesterol e de gorduras saturadas, os maiores inimigos do coração, quando consumidos em excesso. A dieta pode até funcionar muito bem para quem conseguir levá-la a diante, mas somente em termos estéticos. Quando se fala em saúde integral do corpo e da mente, a dieta da proteína é extremamente perigosa.

Por conta da proibição do consumo de alimentos ricos em carboidratos, a pessoa que segue a dieta da proteína recebe uma alimentação pobre em vitaminas e minerais. E por mais que se tente suplementar, a comunidade científica alerta que medicamentos não são capazes de suprir nossa necessidade diária de consumo desses micronutrientes.


Infelizmente, não há atalhos! Seja a dieta da proteína ou qualquer outra dieta da moda, é impossível emagrecer com saúde sem seguir uma alimentação equilibrada.


Então qual é a saída para emagrecer de verdade e de uma vez por todas?
Reeducação alimentar. Para emagrecer com saúde não existem milagres, pelo menos que tenham sido comprovados cientifica e estatisticamente. O primeiro passo é aceitar esse fato. A dica do Canal Spatz é: aceita que dói menos! Porque depois dessa aceitação, tudo fica mais claro e paramos de buscar alternativas fracassadas para o emagrecimento.


Quer saber mais sobre reeducação alimentar e emagrecimento saudável?

No Canal Spatz temos muitos conteúdos ricos de informação de qualidade e confiável sobre o assunto.
Comece pelo texto: Tudo sobre reeducação alimentar!

“Ah, mas eu já tentei fazer reeducação alimentar e não funcionou. Tenho muita dificuldade!”
Calma que nós podemos ajudar. No Canal Spatz você encontra todas as informações que precisa sobre o tratamento para emagrecer com o balão intragástrico. Já ouviu falar?
Para muitas pessoas esse método é um grande aliado para emagrecer com saúde, criando uma nova relação com a comida.
Se você já quiser ir direto ao ponto, recomendamos procurar um médico próximo de você! Marque uma consulta e tire todas as suas dúvidas sobre o balão intragástrico.

Encontre seu médico aqui!

Avatar

Equipe Spatz

coronavirus-e-obesidade

Add comment

Arquivos

Olá! Clique para iniciar o seu atendimento com nossa equipe.

Fale conosco no WhatsApp