Website do Distribuidor Oficial Spatz³ – Endoaccess

Erros emagrecimento

8 maiores erros de emagrecimento

É possível emagrecer de forma saudável e eficaz evitando cair em ciladas 

A busca pela perda de peso é algo que pode se tornar um longo e estressante processo. Muitas pessoas acabam cometendo erros de emagrecimento, sem nem se darem conta. Emagrecer de forma saudável significa gastar mais calorias do que as consumidas. Por isso, a maneira mais eficaz de se atingir o peso ideal é através de reeducação alimentar e prática de atividade física. No entanto, alguns erros podem prejudicar seu emagrecimento. 

Para te ajudar a não cometer os erros que comprometam seu emagrecimento, listamos os mais comuns para você fugir deles: 

1. Ser “enganado” pelos anúncios das embalagens 

É comum que a indústria alimentícia apresente rótulos com expressões que nos levam a acreditar nos benefícios de determinados produtos. As embalagens são produzidas justamente para chamar a atenção do consumidor, mas em alguns casos podem se tratar de propagandas enganosas. Muitos alimentos ditos ligths ou com alto teor de fibras, por exemplo, não são necessariamente saudáveis. 

A dica para não cometer esse erro comum de emagrecimento é estar atento à tabela nutricional e aos ingredientes discriminados na parte de trás das embalagens. Somente assim você terá certeza de não estar consumindo produtos que dizem ser algo que não são. 

2. Pesar-se o tempo todo 

É claro que na ansiedade por resultados na perda de peso, as pessoas acabem se pesando todos os dias para controlar o processo. Porém, o mais indicado é pesar-se uma vez por semana, preferencialmente sempre na mesma balança. O hábito de ficar se pesando diariamente pode ser um erro durante o emagrecimento, por causar frustrações. Existem diversos fatores que podem levar a uma oscilação de peso e essas variações podem causar falsas impressões de fracasso na dieta. Além disso, não somente o peso em si é um determinante de emagrecimento. 

Uma das maneiras mais eficientes de acompanhar o processo evitando erros de emagrecimento é utilizar uma fita métrica. Dessa forma, além do número da balança, era possível verificar a perda de medidas ao redor da cintura, quadris e coxas, por exemplo. 

3. Deixar de fazer refeições

Sem dúvida esse é um dos erros mais cometidos durante o processo de emagrecimento. A partir do momento em que se decide pular refeições o metabolismo começa a desacelerar. Além disso, a probabilidade de cometer exageros na refeição seguinte é bem maior. 

Para evitar esse erro de emagrecimento é importante manter as refeições de forma equilibrada, certificando-se de consumir nutrientes essenciais. Isso fará com que você consiga perder peso de forma saudável e tenha a energia e disposição necessárias para o dia a dia. 

4. Não dormir o suficiente

Poucas pessoas sabem, mas dormir a quantidade indicada também colabora para perda de peso saudável. O erro de emagrecimento nesse caso está relacionado a uma situação hormonal. Dormir menos que o recomendado reduz a leptina, hormônio da saciedade e aumenta os níveis de grelina, o hormônio da fome. Além disso, você se sentirá mais casado e isso o fará, instintivamente, buscar por alimentos ricos em gordura e carboidratos, como forma de energia. Outro fator que coloca dormir pouco na lista de erros de emagrecimento é a falta de disposição! O cansaço o impedirá de praticar atividade física, conforme orientado. 

Caso você enfrente problemas de insônia, por exemplo, é bom buscar auxilio profissional. O especialista poderá avaliar o quanto a falta de sono tem afetado a sua vida. Além de desfrutar de um sono de qualidade e melhorar a sua perda de peso, dormir bem trará outros benefícios para sua vida.

5. Não ingerir a quantidade de fibras recomendadas 

As fibras são ótimas aliadas para proporcionar melhor funcionamento do sistema digestivo. Além disso, elas retardam o processo de absorção de gordura e mantêm os níveis de açúcar no sangue controlados.  As fibras também absorvem mais água e dão saciedade por mais tempo. 

Para que você não cometa esse erro de emagrecimento adote uma dieta rica em fibras

6. Se iludir com metas mirabolantes

Perder peso realmente traz algumas ansiedades quanto aos resultados. Não adianta querer fazer isso de uma hora para outra. Emagrecer com saúde exige planejamento, tempo e disciplina. Um dos erros de emagrecimento é estipular metas que dificilmente serão atingidas em um curto espaço de tempo. A partir do momento em que você não chegar ao seus objetivos, poderá se sentir frustrado e desmotivado. Sem contar que você até pode atingir essas metas exorbitantes, mas isso não garantirá o sucesso da perda de peso no longo prazo. 

Para que você passe pelo processo de perda de peso de forma saudável, estipule metas realistas. No tempo certo, os resultados começarão a aparecer conforme você espera. E melhor ainda, serão muito mais fáceis de manter! 

7. Consumir alimentos saudáveis em excesso 

Excesso não é bom em nenhuma ocasião, não é mesmo? Isso também ocorre no caso de alimentos saudáveis. Até mesmo água em quantidade exagerada pode ser prejudicial à saúde. 

As oleaginososas, por exemplo, são frutas, vegetais e sementes com alto teor de lipídios que podem ser consumidas in natura. São alimentos muito indicados para quem está de dieta, mas podem engordar se ingeridos em excesso. Achar que comer castanhas e nozes à vontade faz bem pra saúde, só por serem alimentos saudáveis, é um dos erros de emagrecimento. 

Atente-se à quantidade diária recomendada para consumo e evite os excessos. Assim você não cometerá esse erro durante o processo de emagrecimento. 

8. Beber pouca água 

Nosso corpo é constituído por cerca de 70% de água. Por isso muito se diz que a pessoa consegue sobreviver sem alimento, mas não é capaz de sobreviver por mais de dois dias sem água. Esse líquido é vital para o bom funcionamento de nosso organismo. Não beber água na quantidade ideal, além de causar desidratação e outros problemas à saúde, pode dificultar a perda de peso.  Um dos erros de emagrecimento está diretamente relacionado ao consumo de água. Isso porque muitas vezes as pessoas confundem a sede com fome! 

Esse erro de emagrecimento pode ser evitado de forma simples, ingerindo água o suficiente. O consumo diário de água indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 35 ml por quilo de peso de cada pessoa. 

Então se você está em busca de perda de peso de forma saudável, evite esses erros de emagrecimento. Assim você poderá desfrutar de todos os benefícios de uma perda de peso saudável! 

Não sabe se está no peso ideal? Então calcule aqui seu IMC