Website do Distribuidor Oficial Spatz³ – Endoaccess

03 atitudes para estimular a serotonina e ser mais feliz!

Produzida no tronco encefálico, a serotonina é um neurotransmissor importantíssimo para organismo. Isto porque ela age no controle do sono, no combate a enxaquecas e à TPM, na luta contra a depressão e no aumento da saciedade, do humor e do apetite sexual. Chamada de neurotransmissor da felicidade, a serotonina é indispensável para o equilíbrio emocional de quem está em tratamento para emagrecer com o Balão Intragástrico. O Canal Spatz indica 3 atitudes para estimular a produção de serotonina e ser cada vez mais feliz!

Segundo Dra Carol Hart, pesquisadora na área da biomedicina e autora do livro Segredos da Serotonina (Ed. Cultrix, 2011), alimentar-se com equilíbrio e praticar exercícios diariamente são atitudes que elevam os níveis de serotonina e combatem o estresse.

 

  1. Alimentar-se bem!

Para aumentar os níveis de serotonina com a alimentação é importante ingerir carboidratos de boa qualidade, ou seja, carboidratos de baixo índice glicêmico como batata-doce, mandioca (macaxeira ou aipim), macarrão, pão e arroz integrais, tapioca, quinoa e frutas de baixa caloria. Entre as proteínas, prefira os peixes como o salmão selvagem, a sardinha e o arenque. Além de ricos em proteínas que contêm triptofano, nutriente precursor da serotonina, eles possuem ômega-3, que diminui os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim. As oleagenosas como castanha do Pará, amêndoa, avelã, castanha de caju e nozes também são indicadas, mas cuidado com a quantidade! Procure ingerir também espinafre, tomate, aveia, soja, banana, aveia e brócolis, entre outros alimentos ricos em magnésio, substância que auxilia na bioconversão de triptofano em serotonina.

Muita coisa, não é mesmo? É por isso que o Canal Spatz indica para quem está em tratamento com o Balão Intragástrico o acompanhamento de um nutricionista, que poderá recomendar a dieta ideal conforme suas necessidades!

  1. Praticar exercícios de baixo impacto!

A atividade física é um antidepressivo poderoso! Os exercícios de baixo impacto como a natação, a caminhada, o yoga, a hidroginástica, entre outros, proporcionam benefícios impressionantes para o humor. Até mesmo exercícios ainda mais leves como o alongamento são capazes de relaxar o corpo e agem de forma semelhante à meditação, estimulando a produção de serotonina. A respiração profunda também é indicada para reduzir os níveis de ansiedade.

Para quem já consegue praticar exercícios mais fortes como a corrida, os benefícios só aumentam, pois os efeitos deste tipo de exercício duram mais tempo.

 

  1. Trabalhar menos e viver mais!

Ouvir música, dançar, passear com a família, namorar, viajar, conectar-se com a natureza… Atividades prazerosas reduzem os níveis de cortisol, o chamado hormônio do estresse e ajudam a aumentar os níveis de serotonina. Prefira sempre ficar ao ar livre em dias ensolarados. Isto porque a luz do sol eleva naturalmente a produção da serotonina. Incrível, não é?