Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

6 passos para uma alimentação mais saudável

Voiced by Amazon Polly

É bem provável que você queira ter uma alimentação mais equilibrada. A maioria dos brasileiros quer. Uma das formas de chegar mais próximo disso é ter uma alimentação, primeiramente, mais saudável. Para te ajudar a começar, temos uma ótima dica! O Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Universidade de São Paulo (USP), elaboraram o Guia Alimentar para a População Brasileira.

O documento apresenta passos simples para uma alimentação saudável. Falaremos sobre alguns deles a seguir:

Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados

Esse tipo de alimentação é a base para um cardápio balanceado. Os alimentos in natura são obtidos através de plantas ou animais, sem que tenham sofrido alterações. Frutas, verduras, legumes, raízes, tubérculos e ovos, são bons exemplos. Limpeza, remoção de partes não comestíveis, refrigeração, secagem, pasteurização, embalagem: são todos processamentos mínimos. Desde que não haja adição de sal, açúcar, óleos ou outras substâncias, são considerados alimentos minimamente processados.

Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades

Adicionar óleos, gorduras, sal e açúcar aos alimentos é algo comum para o preparo das refeições.  Eles diversificam e tornam a comida mais saborosa, porém devem ser usados com moderação, para garantir uma alimentação saudável. Esses alimentos apresentam alto teor de nutrientes, prejudiciais a saúde. O sódio e as gorduras saturadas aumentam o risco de hipertensão e doenças do coração. Já o açúcar, além de obesidade, está relacionado a outras doenças crônicas.

Limite o consumo de alimentos processados

Esses alimentos são produzidos com adição de sal, açúcar ou outras substâncias. Apesar de apresentar a identidade dos alimentos, o seu método de processamento altera de maneira desfavorável sua composição química. Exemplos de alimentos processados: conservas, extratos e molhos de tomate, frutas em calda, peixes enlatados, queijos e pães.

Conheça alimentos chave para emagrecimento saudável

Evite alimentos ultraprocessados

Alimentos ultra processados são feitos com formulações químicas que transformam a composição nutricional. O consumo excessivo desses alimentos faz com que a alimentação seja totalmente desequilibrada e pobre em nutrientes essenciais.

Comer regularmente e com atenção

Ter uma alimentação mais regrada não diz respeito somente aos alimentos consumidos. Tentar comer sempre nos mesmos horários com atenção e sem pressa também faz parte do processo. Isso ajuda a controlar, inclusive, a quantidade que comemos. Regrar a fome garante que ao longo do dia não haja necessidade de “beliscar” entre as refeições. Outro fator importante é que comer com calma permite uma mastigação mais adequada. Isso fará com que a digestão seja mais correta e com melhor proveito dos alimentos consumidos. Preferencialmente, que a alimentação seja feita sem distrações como televisores e celulares.

Planejar as refeições

Ter um cardápio semanal, planejar as compras e organizar a despensa fará com que você aproveite melhor o momento de alimentação. Ter alimentos mais saudáveis para serem preparados e previamente já saber o que cozinhar facilita o processo e evita o consumo de alimentos prontos.

Agora que você conheceu alguns passos básicos para uma alimentação saudável, ponha em pratica e desfrute de todos os benefícios que eles podem trazer para sua vida!

Avatar

Equipe Spatz

coronavirus-e-obesidade

Add comment

Arquivos

Olá! Clique para iniciar o seu atendimento com nossa equipe.

WhatsApp