Spatz3 - Balão Intragástrico Ajustável

A dificuldade de emagrecer só com dieta

A dificuldade de emagrecer só com dieta
Voiced by Amazon Polly

Você já se perguntou por que é tão difícil emagrecer apenas com dieta? Todo mundo sabe que a reeducação alimentar ajuda não só a perder peso, mas também a levar uma vida mais saudável. Porém, às vezes o resultado demora demais. Veja alguns motivos que podem estar atrapalhando.

Dietas restritivas não ajudam a emagrecer

As revistas e os sites de bem-estar estão cheios de soluções milagrosas para afinar a silhueta. O que não falta são fórmulas para eliminar 10 quilos em 10 dias ou dicas de como secar a barriga antes do verão.

Em geral, as “dietas de emergência” são altamente restritivas. Você passa cinco dias ingerindo apenas sucos, ou então corta os carboidratos sem qualquer orientação médica.

Ocorre que “tais milagres” de fato não funcionam e provocam a recuperação de todo o peso que se tenha eventualmente perdido. As dietas restritivas provocam mudanças muito radicais, em um período muito curto de tempo, sendo quase impossíveis de serem mantidas a longo prazo.

Essas dietas não envolvem mudanças comportamentais graduais, dentro da realidade de cada pessoa, respeitando os limites do corpo e preservando a sua durante a perda de peso.

Reeducação alimentar: mais fácil falar que fazer

Médicos e nutricionistas são unânimes em dizer que a reeducação alimentar é o caminho saudável. Isso significa fazer escolhas melhores: trocar o pão francês pelo pão integral, reduzir a quantidade de refrigerantes e incluir mais vegetais no almoço.

Você não precisa cortar doces nem frituras da dieta, mas deve consumi-los com moderação. Ah, e não se esqueça dos lanches entre as refeições principais. Uma fruta para segurar a fome no meio da manhã, uma porção de castanhas à tarde…

Todas essas dicas são superválidas, mas podem esbarrar no seu estilo de vida. Nem todo mundo tem tempo para preparar marmita fitness antes de ir ao trabalho. Mais fácil comprar um lanche pronto na cantina da empresa.

Além do mais, alguns hábitos alimentares são difíceis de se quebrar. Você passou a adolescência inteira evitando brócolis e cenoura, então não dá para esperar que os legumes apareçam espontaneamente no seu prato, né?

Biótipo e síndromes metabólicas interferem no emagrecimento

Agora, digamos que você tenha feito tudo certinho. Cortou as porcarias, investiu na salada e tem feito acompanhamento com um profissional da área da saúde. Por que será que ainda não perdeu aqueles quilinhos a mais?

Uma explicação pode estar em sua constituição física. Algumas pessoas acumulam mais gordura corporal que outras. Seu metabolismo também pode ser mais lento que a média, algo que dificilmente se resolverá apenas com dieta.

Há casos em que disfunções endócrinas contribuem para o sobrepeso. Problemas na tireoide e diabetes estão entre as principais causas para o quadro.

Além disso, órgãos como o fígado, os rins e os ovários, quando não apresentam funcionamento normal, podem levar à obesidade. Ou seja: se você não consegue emagrecer com dieta, talvez esteja na hora de realizar alguns exames. Esse pode ser um sinal de que há algo mais grave acontecendo com sua saúde.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil. Se você gostou do post, não deixe de acompanhar as novidades do nosso blog. Em breve traremos dicas de como perder peso de um jeito eficiente e aprovado por médicos especialistas. Até mais!

Avatar

Equipe Spatz

coronavirus-e-obesidade

Add comment

Arquivos

Olá! Clique para iniciar o seu atendimento com nossa equipe.

WhatsApp